Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Educação recua e anula decisão de Weintraub de cotas na pós a negros 

Último ato de ex-ministro, que anunciou saída na quinta e foi exonerado no sábado, também previa fim do incentivo a indígenas e pessoas com deficiência

Educação|Daniela Matos, da Record TV, e Giuliana Saringer, do R7

Weintraub anunciou saída do governo na quinta (18)
Weintraub anunciou saída do governo na quinta (18) Weintraub anunciou saída do governo na quinta (18)

O ministro interino da Educação, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, revogou nesta terça-feira (23) a portaria do ex-ministro Abraham Weintraub que acabava com as cotas para indígenas, negros e pessoas com deficiência em universidades federais.

A decisão está publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta terça-feira (23). Portanto, o ministério voltou atrás e as cotas para esse público-alvo voltam a valer.

A portaria de Weintraub revogava uma anterior que promovia a política de cotas em programa de pós-graduação das universidades federais. A decisão foi publicada na quinta-feira (18), mesmo dia que Weintraub anunciou a saída da pasta.

Na segunda-feira (22), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes mandou a AGU (Advocacia-Geral da União) se manifestar em até 48 horas sobre a portaria do ex-ministro da Educação. O despacho do ministro foi deferido em uma das três ações que estão sob sua relatoria no Supremo.

Publicidade

Saída de Weintraub

O ex-ministro pediu demissão da pasta depois de se envolver em polêmicas com o STF. Na reunião ministerial de 22 de abril, Weintraub sugeriu colocar os "vagabundos" do STF na cadeia. A fala gerou críticas de ministros da Corte e de parlamentares.

Publicidade

O ex-ministro também se tornou investigado no inquérito das fake news contra ministros da Corte. A exoneração de Weintraub foi publicada no sábado (20), quando ele já estava nos Estados Unidos. 

Na segunda, agradeceu o apoio das "dezenas de pessoas" que o ajudaram a chegar nos Estados Unidos e afirmou que está bem

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.