Encceja 2023: termina hoje prazo para inscrição dos detentos que querem conquistar um diploma
Exame é uma forma de aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo obterem uma certificação
Educação|Vivian Masutti, do R7
Termina nesta sexta-feira, dia 4, o período para que os órgãos de administração prisional inscrevam os participantes deste ano no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Encceja PPL.
O prazo vale também para indicar o nível de ensino dos candidatos e quais provas serão realizadas, além de, caso seja necessário, solicitar atendimento especializado. Os exames serão aplicados nos dias 17 e 18 de outubro.
O Encceja é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Desde 2017, o exame substitui o Enem para validação do diploma do ensino médio.
São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
No ensino fundamental serão avaliadas as disciplinas de ciências naturais, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática.
Já a avaliação do ensino médio inclui itens de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
No site oficial do Inep, são disponibilizadas as provas e gabaritos das edições anteriores do Encceja. Dessa forma, é possível se preparar para a próxima edição e entender a dinâmica do exame. Clique aqui para acessar.
As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado.
O exame é realizado, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.