Resumindo a Notícia
- Ubes e UNE estão entre as entidades que pediram reabertura das inscrições do Enem.
- Elas encaminharam um documento ao Inep, neste fim de semana, com a demanda.
- Ciclone no Sul e chuvas no Nordeste deixaram jovens sem acesso a luz e internet.
- Isso teria impossibilitado candidatos de se inscreverem no exame a tempo.
Inscrições para o Enem terminaram nesta sexta-feira (16)
Reprodução/Escola EducaçãoEntidades estudantis como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) protocolam ofício, neste final de semana, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em que pedem a reabertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terminaram nesta sexta-feira (16).
LEIA MAIS: Enem 2023: saiba tudo a que a nota do exame pode dar direito
O motivo são os desastres causados pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul e as fortes chuvas em Pernambuco, que, além de deixarem centenas de famílias desabrigadas, impediram o acesso a internet e rede elétrica às vésperas do fim do prazo de inscrições.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Muitos estudantes não conseguiram se inscrever no exame, que é a maior porta de entrada dos jovens para o ensino superior. Entendendo a urgência do momento e a importância do Exame Nacional do Ensino Médio para juventude brasileira, o ofício solicita que o Inep/MEC reabra as inscrições para a prova", informaram as entidades, por meio de nota.
As associações ainda lembraram que o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, além de ter sua nota utilizada como o critério para concedimento de bolsas em insitituições particulares, por meio do Prouni e do Fies.
A nota ainda diz que, em suas últimas edições, o exame teve o menor número de inscritos em toda a história e conta com a mobilização das entidades estudantis para mudança desse cenário.
"Deve ser agora a virada de chave para que o acesso à universidade seja democratizado e que os jovens consigam sonhar com o diploma na mão."
LEIA MAIS: Nota zero na redação do Enem: saiba quais são os erros que podem derrubar o candidato