Enem 2023: inscrições começam amanhã; veja o passo a passo de como fazer e como pagar
Prazo vai até o dia 16 e candidatos devem informar a necessidade de atendimento especializado durante o processo
Educação|Do R7
Começa nesta segunda-feira, dia 5, e vai até o dia 16 de junho o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principal forma de ingresso no ensino superior do país.
Os candidatos que não solicitaram o pedido de isenção de taxa ou não tiveram o pedido aceito devem realizar o pagamento de R$ 85 até o dia 21 de junho.
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. O edital com o cronograma e as regras foi publicado no início do mês e pode ser acessado aqui.
Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Passo a passo da inscrição
A inscrição é realizada completamente online na página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do login do Gov.br. Veja como fazer:
• Acesse a página do participante
• Faça o login por meio do Gov.br. Se não tiver cadastro, basta criar um e retornar à página do participante
• Clique em "inscrição"
• Siga as instruções para completar a etapa de segurança do Inep
• Informe os dados pessoais para a inscrição (CPF, data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, naturalidade e CEP)
• Se não precisar de nenhum atendimento especializado, clique em "não preciso"
• Se precisar de atendimento especializado, clique em "preciso" e informe a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai dizer quais os recursos disponíveis. Além disso, será necessário anexar documentos que comprovem a necessidade de atendimento
• Se preciso, escolha a língua estrangeira. Estarão disponíveis inglês e espanhol
• Informe a sua escolaridade. Aqueles que escolherem as opções "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano" ou "não estou cursando e não concluí o ensino médio" participarão como treineiros
• Preencha o questionário socioeconômico de 25 perguntas
• Informe o celular e o email, necessários caso o Inep precise entrar em contato
• Escolha a cidade e o estado em que deseja realizar a prova. Não é possível escolher o local (escola), apenas o município
• Confirme seus dados ao clicar em "confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do exame"
É de responsabilidade do candidato acompanhar o andamento da inscrição e a divulgação do local de prova, informado por meio do cartão de confirmação da inscrição, que também contém o número de inscrição, a data e hora do exame.
Saiba como pagar
Após a inscrição, aqueles que não foram contemplados com a isenção de taxa devem realizar o pagamento de R$ 85. É necessário acessar a página do participante novamente para gerar a guia de recolhimento da União (GRU).
Serão apresentadas no site as opções de pagamento: boleto, Pix ou cartão de crédito.
Veja o cronograma completo do Enem
- Inscrição: de 5 a 16/6
- Pagamento da taxa de inscrição: de5 a 21/6
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: de5 a 16/6
- Resultado prévio do atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 26/6
- Solicitação do recurso do atendimento especializado e tratamento pelo nome social: de26 a 30/6
- Resultado do recurso sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5/7
- Aplicação: 5 e 12/11
- Divulgação do gabarito: 24/11
- Divulgação dos resultados: 16/1/2024
VEJA TAMBÉM: Vestibulares de inverno têm mais de 5.000 vagas: confira os prazos e os valores de inscrição
Diversas instituições de ensino estão com as inscrições de seus vestibulares de inverno abertas. Essa é uma oportunidade tanto para o estudante que não conseguiu uma vaga no fim do ano passado quanto para quem vai tentar pela primeira vez uma chance na...
Diversas instituições de ensino estão com as inscrições de seus vestibulares de inverno abertas. Essa é uma oportunidade tanto para o estudante que não conseguiu uma vaga no fim do ano passado quanto para quem vai tentar pela primeira vez uma chance na universidade. Confira a seguir os prazos, os valores e as diferentes formas de ingresso de cada uma das instituições VEJA MAIS: Da branca à preta: professor cria estratégia de estudo que divide vestibulandos em faixas marciais