Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Enem 2024: portões são abertos em todo o país para o primeiro dia de prova

Salas serão fechadas às 13h. Horário limite para o encerramento das provas do Enem 2024 está marcado para 19h

Educação|Do R7

Portões são abertos para entrada de concorrentes do Enem 2024
Portões são abertos para entrada de concorrentes do Enem 2024 Arquivo pessoal

Os primeiros concorrentes do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram a entrar nos locais de prova, assim que os portões se abriram, às 12h. Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 4.325.960 alunos foram inscritos.

Eles estão distribuídos em 140 mil salas e 10 mil locais de prova em 1.753 municípios do país.

Os portões serão fechados às 13h e as as provas podem começar a ser feitas a partir das 13h30. Os alunos são autorizados a sair do local, sem o caderno de questões, a partir das 15h30. Se quiserem levar o caderno, precisam esperar até 18h. E o horário limite para este primeiro dia é 19h.

Organização e provas do primeiro dia

O Inep, que organiza o Enem, imprimiu 9 milhões de provas em 18 cadernos de prova diferentes. Mais de 300 mil colaboradores trabalharam na produção e organização do exame.


Neste domingo (3), as provas terão duração de 5h30, com uma redação e 90 questões de matérias múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

No caso da redação, ela é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. Pode ter até 30 linhas e a nota máxima é de 1.000 pontos (a desobediência de alguns critérios pode fazer com que alunos zerem a nota).


O que levar?

No dia da prova, é preciso levar um documento oficial de identificação com foto (impressos ou digitais), emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, o e-Título ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, é obrigatório o uso de caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta.

Devido ao tempo de prova, o Inep permite que o participante se alimente durante o exame, desde que os alimentos estejam em sacos ou vasilhas transparentes. Também é permitido levar garrafas d’água, que também precisa ser transparente e estar sem rótulo.


O que não levar?

Durante a realização da prova, é proibido o uso de itens como:

  • Óculos de sol e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira ou gorro);
  • Relógio;
  • Fones de ouvido;
  • Livros, manuais e anotações;
  • Lápis, borracha, régua, corretivo ou canetas de material não transparente; e
  • Calculadoras.

Antes de entrar na sala da prova, o candidato receberá um envelope para guardar todos os objetos proibidos. Celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão estar desligados e dentro desse envelope. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

Quais são os horários da prova?

Os portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 12h. A primeira prova terá duração de 5h30, e a segunda, 5h. Veja a seguir os principais horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Horário para sair do local de prova mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30
  • Horário para sair do local de prova com o caderno de questões: a partir das 18h
  • Término da prova do 1º dia: 19h
  • Término da prova do 2º dia: 18h30

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.