Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Enem 2024: portões fecham para a segunda prova; exame começa às 13h30

Participantes terão acesso ao caderno de prova às 13h30 e vão responder 90 questões de matemática e ciências da natureza

Educação|Do R7, em Brasília

Segundo dia de prova ocorre neste domingo Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os portões dos locais de aplicação da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 foram fechados às 13h deste domingo (10). Os participantes do exame terão acesso ao caderno de provas às 13h30. Desta vez, eles vão responder 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).

Veja mais

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, a expectativa é que os 4,3 milhões de candidatos que confirmaram inscrição para esta edição realizem a prova.

As provas, que serão realizadas em um tempo menor que no primeiro dia, começam a ser aplicadas 13h30 e vão até 18h30. Os alunos são autorizados a sair do local sem o caderno de questões duas horas após o início das provas. Caso queiram levar o caderno, terão que permanecer na sala pelo menos até 18h.

Para realizar a prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação (físico ou digital) com foto. Serão aceitos carteira de identidade, passaporte, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, certificado de reservista ou de dispensa e carteira de trabalho.


Seguindo o padrão de edições anteriores, o Enem será aplicado em quatro fusos horários diferentes. Em Fernando de Noronha (PE), por exemplo, que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abriram às 13h e fecharam às 14h do horário local. Já no Acre, os portões foram abertos às 10h e fechados às 11h, de acordo com o horário local.

Resultado

O Inep divulgará o resultado do gabarito das provas em 20 de novembro. Os candidatos que quiserem conferir as respostas dos cadernos poderão acessar a página do participante.


O resultado final será em 13 de janeiro de 2025. Cada participante receberá cinco notas, sendo uma para cada área da prova objetiva e a nota da redação. O cálculo para ingresso em faculdades e universidades varia dependendo da instituição, com pesos diferentes para cursos diferentes.

Recolhimento das provas

Com o fim das provas neste domingo, os Correios vão recolher os malotes com documentos da prova, como cartão-resposta e as folhas de presença, em mais de 10 mil pontos.


No primeiro dia de prova, a operação de logística contou com 2.500 veículos mobilizados, 25 aviões e 124 carretas, além de 35 embarcações para alcance de locais de difícil acesso nos estados do Amazonas e do Pará.

Dificuldade da prova

Especialistas ouvidos pelo R7 acreditam que a prova deste domingo apresente um nível de dificuldade médio, assim como a etapa de humanas, realizada na semana passada. Segundo o professor de matemática da Blue Global School Orlando Siade, a interpretação será um dos fatores importantes para a resolução das questões.

“A prova do segundo dia tem como característica marcante a interpretação textual de linguagem verbal, mas também da interpretação dos gráficos e tabelas, que trazem a dificuldade da interpretação da linguagem não verbal”, destacou.

Para a professora de matemática do Colégio pH de Brasília Jéssica Rama, o estudante precisa organizar o tempo de prova para conseguir uma boa pontuação.

“Resolver a prova de matemática do Enem pode ser desafiador, principalmente por causa do número de questões. Por isso, é fundamental realizar uma boa gestão de tempo com o objetivo de maximizar a pontuação na prova. Para isso, devido ao sistema do TRI, é imprescindível garantir o máximo de acertos nas questões consideradas fáceis”, afirmou Jéssica.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.