Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Entenda como provas anteriores do Enem serão consideradas para ingresso no ensino superior

Mudança no Sisu deve acirrar concorrência aos cursos, diz especialista

Educação|Do R7

  • Google News

O MEC (Ministério da Educação) anunciou que o Sisu 2026 passará a aceitar a nota que gerar a maior média ponderada entre as últimas três edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (27), o professor especialista em legislação educacional e inspeção escolar, Erik Anderson, diz que as notas de corte devem subir e acirrar a concorrência aos cursos.

“Mas vale a pena salientar que isso também é uma oportunidade a mais para aqueles que tentaram em edições anteriores e não tiveram sucesso”, pontua. Anderson explica como funciona a atribuição das notas através da média ponderada, que se baseia nos pesos que cada curso considera nas diferentes áreas de conhecimento abordadas pela prova.


“Por exemplo, quem vai fazer medicina, quando a universidade vai ponderar, normalmente ela coloca em disciplinas na área de ciências da natureza, como biologia, química. Mas todas elas têm sua autonomia para estabelecerem esses percentuais, esses parâmetros”, destaca o especialista.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.