Educação Estão abertas as inscrições para o Sisu, veja como participar

Estão abertas as inscrições para o Sisu, veja como participar

Candidato tem até a próxima sexta-feira (6) para concorrer a uma vaga em uma universidade pública para o próximo semestre

Sisu: Inscrições já estão abertas; confira como participar

Sisu: Inscrições já estão abertas; confira como participar

Tomaz Silva/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para este segundo semestre. Os candidatos têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (6) para fazer a inscrição através da página eletrônica do sistema.

O resultado será divulgado em chamada única no dia 10 de agosto. O período para matrícula dos selecionados vai de 11 a 16 de agosto de 2021.

Pode participar do processo seletivo o candidato que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado na redação.

As instituições de ensino também podem adotar notas mínimas e pesos diferentes para as quatro áreas de conhecimento do Enem — Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Em um curso de Física, por exemplo, não é incomum que se atribua mais peso à nota de Ciências da Natureza e uma nota mínima para Matemática, por exemplo.

O Sisu funciona como um sistema de leilão de vagas em universidades públicas. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções, mas até sexta é possível mudar a inscrição. 

Vale destacar que o Sisu calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrição — a nota de corte varia de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Quanto mais candidatos se inscreverem com uma pontuação alta, maior será a nota de corte e o contrário também vale.

Assim que o resultado é divulgado, o estudante selecionado para a sua primeira ou segunda opção deve ficar atento aos prazos para fazer a matrícula. Há, ainda, a opção da lista de espera. Nesta, só pode participar quem não foi selecionado em nenhuma das opções na chamada regular.

Como se inscrever no Sisu:

1 - 1. Faça o Login Único do governo federal

2 - Confirme seus dados

3 - Efetue a inscrição pelo site e escolha duas opções de curso

4 - Pesquise e conheça as vagas oferecidas e em quais instituições

5 - Escolha a modalidade, estão disponíveis três opções: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa

6 -  Confirme a inscrição

Últimas