Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudante mineira conquista vaga na USP sem vestibular

Sofhia  de Souza Gonçalves conquistou uma vaga em Ciências da Computação usando sua participação em olimpíadas de conhecimento

Educação|Karla Dunder, do R7

Luyza comemora com Sofhia uma vaga na USP
Luyza comemora com Sofhia uma vaga na USP Luyza comemora com Sofhia uma vaga na USP

Sofhia de Souza Gonçalves nasceu e cresceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Uma menina que muito cedo se destacou em competições de conhecimento e coleciona medalhas em Olimpíadas.

Leia mais: Medalha em olimpíada científica vale vaga em universidade

"No 6º ano do ensino fundamental eu participei pela primeira vez da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e conquistei uma medalha de bronze", conta. "Eu não tinha muita ideia do que era uma olimpíada de matemática até participar, mas achei interessante e passei a estudar mais."

Estudante de escola pública, passou a participar de projetos de iniciação científica e a se dedicar mais para as competições, conquistando medalha de ouro no ano seguinte. O interesse pelo universo dos computadores veio com um curso de programação.

Publicidade

Leia mais: Sai a lista dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática

No segundo ano do ensino médio veio a medalha na OBI (Olimpíada Brasileira de Química), que garantiu uma vaga no curso de Ciências da Computação na USP (Universidade de São Paulo). Uma das primeiras a conquistar uma vaga em uma das mais disputadas universidades do país sem ter de passar pelo vestibular.

Publicidade
Medalha na OBI garantiu vaga em universidade
Medalha na OBI garantiu vaga em universidade Medalha na OBI garantiu vaga em universidade

"Depois dessa medalha fui convidada para estudar em Fortaleza, onde cursei o terceiro ano do médio", diz. "Minha irmã também foi convidada e foi uma experiência marcante pra gente, abriu horizontes e mudou meu jeito de encarar a vida."

Sofhia e Luyza ganharam bolsa no colégio Farias Brito. Luyza continua cursando o ensino médio, mas Sofhia se prepara para mudar novamente de endereço. "Vou dividir apartamento em São Paulo e procurar uma iniciação científica assim que começar o curso." 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.