Estudantes com Fies já podem cancelar as parcelas na Caixa e BB

Medida aprovada pelo MEC começa a valer nesta segunda-feira (6) e vale para universitários que estão em dia com as parcelas

Fies: contrato pode ser suspenso

Fies: contrato pode ser suspenso

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudantes que contrataram o Fies (Financiamento Estudantil)  pela Caixa e pelo Banco do Brasil já podem pedir a suspensão do pagamento de até quatro parcelas a partir desta segunda-feira (6). Os interessados devem acessar o site dos bancos.

Podem pedir a suspensão do pagamento os estudantes que estão em dia com os contratos até o dia 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no país.

Para fazer a suspensão, os estudantes devem acessar a página da Caixa ou do BB, fazer o login e acessar a opção Contrato FIES, Contrato e em seguida  selecionar “Pausar Contrato”,  aceitar o temo de compromisso e clicar em “Solicitar Pausa”. A solicitação será efetivada sem a necessidade de assinatura de termo aditivo e presença do fiador. Só é obrigatório que o estudante aceite as condições de pausa. 

As condições para a suspensão obedecem ao estabelecido em lei publicada em maio pelo Ministério da Educação. O pedido pode abranger até quatro parcelas, observada a fase do contrato de cada estudante financiado, de acordo com a legislação vigente:

- Contratos em fase de utilização ou carência: a suspensão alcançará até duas parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante financiado, nos termos e condições contratados. Essa medida é válida para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017.

- Contratos em fase de amortização: a suspensão alcançará até quatro parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante financiado, nos termos e condições contratados. Nesse caso, as parcelas suspensas serão acrescidas ao final do contrato.

Está prevista a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas e serão contabilizados no saldo devedor do contrato do estudante. A adesão às novas condições pode ser registrada até o dia 31 de dezembro deste ano.

Para eventuais dúvidas, os estudantes podem acessar a página  da Caixa ou ligar para a central 3004-1104, para capitais, e demais regiões pelo 0800 726 0104.

Quem tem conta no BB pode utilizar o aplicativo BB (smartphone), o portal, além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin).