Educação Inscrições para o Revalida começam às 18h desta segunda-feira

Inscrições para o Revalida começam às 18h desta segunda-feira

Médicos que queiram validar o diploma têm até o dia 11 de junho para fazer a inscrição; provas serão realizadas em setembro

Revalida: médicos com diploma internacional devem fazer exame para trabalhar no país

Revalida: médicos com diploma internacional devem fazer exame para trabalhar no país

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O MEC (Ministério da Educação) abre as inscrições a partir das 18h desta segunda-feira (31) para a primeira fase do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) 2021. Os interessados tem até o dia 11 de junho para fazer a inscrição. O exame será realizado no dia 5 de setembro.

Brasileiros ou estrangeiros que tenham cursado medicina no exterior devem fazer o exame para validar o diploma e poder trabalhar no país. O Revalida é realizado em duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Na primeira etapa, os participantes realizam duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Já o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Últimas