Educação 'Léo Santana': semelhança de professor de geografia com cantor de axé viraliza no TikTok

'Léo Santana': semelhança de professor de geografia com cantor de axé viraliza no TikTok

Com mais de 4 milhões de visualizações na plataforma, Iuri Lessa ganhou notoriedade ao ensinar conteúdo das aulas por meio de música e dança aos estudantes do ensino médio

  • Educação | Alex Gonçalves, do R7*

Professor de geografia Iuri Lessa

Professor de geografia Iuri Lessa

Reprodução / TikTok

Nos últimos dias a vida do professor de geografia Iuri Lessa, 30 anos, se transformou com a publicação de um vídeo na internet. Além da semelhança com o cantor de axé Léo Santana, nas imagens é possível ver o educador ensinando de um jeito inusitado: dançando e cantando. 

O vídeo em destaque já ultrapassou 4,6 milhões de visualizações na plataforma do TikTok e mostra o professor apresentando a "musiquinha dos biomas" a seus alunos do ensino médio.

“Eu ainda estou impressionado com o poder que a rede social tem em disseminar as informações. Em poucos dias meu vídeo viralizou”, conta. Assista:

Professor Xelão, como é conhecido pelos estudantes, dá aula em cursinhos na região de Salvador (BA) e também no Colégio da Polícia Militar. O objetivo das aulas é preparar os jovens para os principais vestibulares do país, para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concursos públicos. “Criei o Manual da Fuleiragem que conta com 15 capítulos musicais para o estudante aprender como fazer a prova do Enem e ser aprovado.” 

Formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), o professor Xelão sempre esteve envolvido com a arte desde o período de escola. “Sempre defendi o ensino lúdico por meio das artes, como a música. Sabemos que a educação é a chave para uma mudança”, comenta.

Outro ponto destacado pelo professor é como os jovens utilizam as plataformas digitais para adquirir conhecimento. “Não basta apresentar algo diferente, é preciso que eles assimilem o conteúdo. A música é universal e por diversas vezes fixa o conteúdo da aula na memória”, diz. “Unificar a música no processo de ensino e aprendizagem é essencial para valorizarmos a nossa arte e a cultura do país”, conclui.

Sucesso das redes

Outro vídeo que também tem chamado a atenção dos internautas mostra uma professora que acompanha os passos de dança de um aluno durante a aula ao som do hit Trava na Pose, Chama no Zoom, Dá um Close. O vídeo já atingiu mais de 7 milhões de visualizações no YouTube e 1,9 milhão no Instagram. Veja:

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas