Logo R7.com
RecordPlus
Educação

MEC prorroga prazo e escolas podem aderir ao Mais Educação até o dia 30

Atualmente, 49 mil escolas participam do programa, e a meta é chegar a 60 mil

Educação|Da Agência Brasil

  • Google News
A oferta de educação integral é prevista no Plano Nacional de Educação, que estabelece metas para o setor nos próximos anos
A oferta de educação integral é prevista no Plano Nacional de Educação, que estabelece metas para o setor nos próximos anos

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou mais uma vez o prazo para cadastramento de escolas públicas no Programa Mais Educação. O prazo, que terminaria ontem (4), foi estendido até o dia 30. A liberação de recursos financeiros é feita por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), e a adesão deve ser feita pela internet, no PDDE Interativo.

Especialistas criticam investimento público em instituições privadas de ensino previsto em novo plano de educação 


Leia mais notícias de Educação no R7 

A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Durante o período em que estão na escola, os estudantes recebem três refeições.


As escolas escolhem até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles o de acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Pelo Mais Educação, as escolas são selecionadas com base em critérios como baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), grande número de estudantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e localização em regiões de vulnerabilidade social.


Royalties do petróleo são importantes para viabilizar novo plano de educação, diz ministro 

Segundo o MEC, ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas de ensino contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e também a evasão escolar. Atualmente, 49 mil escolas participam do programa, e a meta é chegar a 60 mil.

A oferta de educação integral está também no Plano Nacional de Educação, que estabelece metas para o setor nos próximos dez anos. Segundo o plano, a educação integral, que atualmente chega a aproximadamente 30% das escolas públicas, deve atingir 50%, pelo menos. Além do programa federal, alguns estados e municípios oferecem os próprios programas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.