Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meninas brasileiras brilham em feira internacional

Estudantes bolsistas do Colégio Lourenço Castanho foram premiadas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Educação|Karla Dunder, do R7

Meninas medalhistas na Mostratec e também na Febrace
Meninas medalhistas na Mostratec e também na Febrace Meninas medalhistas na Mostratec e também na Febrace

Além das medalhas conquistadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) as estudantes Stella Hadassa Vieira, Julia Pereira Lima, Maria Luisa de Oliveira Collino Antiga e Natália Moraes Ferreira buscam soluções para a elaboração de políticas públicas.

Leia mais: Pesquise como uma garota

Stelle e Natália também tem em comum o fato de terem participado do rigoroso processo seletivo do Ismart (Instituto Social para Motivar Reconhecer Talentos) para conseguir uma bolsa no colégio Lourenço Castanho. Lá, puderam desenvolver um projeto científico.

Leia mais: Jovens estudantes brasileiros criam carro de Fórmula 1

Publicidade

Stella mora no Grajaú, antes da bolsa, estudou na escola Maria Amélia Bráz, próxima a Parelheiros, marcada pela violência. "Os professores tinham dificuldade para dar aula, eu estudava muito sozinha em casa", conta. 

Dessa experiência surgiu a ideia de pesquisar a educação em ambientes precários. "Li muito para entender a educação brasileira e como ela está estruturada para depois levantar dados dos registros de ocorrências escolares", diz. "Os números são alarmantes de agressões, o assédio sexual, tem crescido nas escolas."

Publicidade

Leia mais: Casca de sururu vira vaso nas mãos de estudantes de Alagoas

A estudante percebeu que não existe um índice para medir essas ocorrências. Então, decidiu organizar esses dados para facilitar a criação de políticas públicas para a área. O projeto “Índice de Violência Escolar da Cidade de São Paulo” ficou em primeiro lugar na Mostratec, recebeu o prêmio Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Excelência em Ciência e será apresentado em Milão no ano que vem.

Publicidade

"Todos os trabalhos de pesquisa do ensino médio passam por um processo de seleção interno e são indicados para participar de duas competições importantes a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que é realizada na USP (Universidade de São Paulo) e na Mostratec (RS)", explica o professor Edmilson Quarenta, responsável pela orientação dos projetos.

Medalhistas e o professor Edmilson Quarenta
Medalhistas e o professor Edmilson Quarenta Medalhistas e o professor Edmilson Quarenta

Além de Stella, o trio Julia, Maria Luisa e Natália também se debruçou na pesquisa em busca de soluções para problemas de política pública. O tema escolhido foi "Prevalência Social nas Mulheres em Tratamento Mastológico na Cidade de São Paulo: Um Estudo Com Base no Rastreamento Oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS)”. As alunas levaram para casa o segundo lugar Mostratec e também ficaram em segundo lugar na Febrace. Elas foram premiadas, ainda, com a classificação para um evento científico que acontecerá no Chile.

Em parceria com o Hospital São Paulo, as meninas fizeram um rastreamento sobre o câncer de mama e ouviram mais de 200 mulheres. Foram dois anos de pesquisa e a conclusão é de que é possível identificar quais são as mulheres que possuem maior vulnerabilidade no tratamento de câncer de mama, o que auxiliaria na elaboração de políticas públicas de rastreamento e de tratamento mastológico.

"Estamos em busca de patrocínio para a viagem, nosso trabalho tem relevância social e pode ser aplicado em diferentes países", diz Natália, que decidiu prestar vestibular para a faculdade de Direito "para ajudar as pessoas mais vulneráveis."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.