Ministério da Educação divulga resultados do Fies e do Prouni

Listas foram divulgadas neste terça-feira (4). Interessados devem consultar o site dos programas para conferir financiamento e bolsas de estudo

Estudantes podem conferir o resultado do Fies e do Prouni nesta terça

Estudantes podem conferir o resultado do Fies e do Prouni nesta terça

Fernando Fazão/Agência Brasil

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira (4) o resultado dos pré-selecionados para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e a segunda chamada para o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Leia mais: Entenda o que muda no Fies em 2020 e o que esperar para 2021

Os candidatos devem consultar o site do Fies para conferir o resultado. Os pré-selecionados devem fazer a complementação da inscrição que segue até as 23h59 de quinta-feira (6). Nesta edição, 107.875 mil inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior.

Lista de Espera
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies ainda pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera, em que a inclusão é automática. Nesse caso, o prazo de convocação segue até as 23h59 de 31 de agosto.

Programa
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

Prouni

O MEC também divulga nesta terça-feira a segunda chamada do Prouni, que oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

Leia mais: Enem, Sisu ou vestibular? Entenda a diferença e saiba quando usar

Para conferir o resultado, basta acessar o site do programa. De acordo com o ministério, são oferecidas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais.