'Não consigo nem esconder a emoção, estou até tremendo', diz mãe que acompanha filho no Enem
Sylvia Vaie acompanha Arthur, seu filho mais velho, no primeiro dia de exame; participantes têm até às 19h para concluir a prova
Educação|Ana Luiza Pêgo, do R7*
Sylvia Vaie (46), mãe do Arthur, deixou o filho no portão com um abraço apertado antes do primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (13).
"Não consigo nem esconder a emoção, estou até tremendo", disse a mãe que acompanha o primeiro Enem do filho mais velho.
Mãe e filho chegaram ao local de prova bem antes do horário limite para o fechamento dos portões, para evitar estresse. "Pegamos um pouco de trânsito aqui perto, mas não atrapalhou. Descemos antes e viemos a pé."
Orgulhosa, Sylvia tenta controlar a ansiedade enquanto Arthur faz a prova. "Confio muito nele, sei que ele se preparou, não tenho dúvidas, mas fica aquela emoção, sim."
A primeira prova do Enem tem 5h30 de duração. Os participantes vão encarar uma maratona que 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação a partir do tema Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. O exame será encerrado oficialmente às 19h.
No próximo domingo, dia 20, os participantes vão responder a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências exatas.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Karla Dunder