Perdeu a primeira prova do Enem? Saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
Candidatos que tiveram problemas logísticos ou doenças infectológicas podem fazer prova em 10 e 11 de dezembro
Educação|Do R7, em Brasília
Os participantes inscritos no Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) que não conseguiram fazer a primeira prova, aplicada nesse domingo (3), por motivos de doenças infectológicas ou problemas logísticos, podem solicitar a reaplicação do exame entre 11 e 15 de novembro no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nesse caso, as provas remarcadas vão acontecer em 10 e 11 de dezembro.
Leia mais
O edital do Enem prevê que o candidato que teve alguma doença infectológica como tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, influenza A e B, poliomilite ou Covid-19 no período da prova pode fazer o exame em uma nova data.
O candidato que teve problemas logísticos que comprometessem o andamento da prova, como desastre natural, falta de energia no local ou erro de execução de procedimento de aplicação, deve comparecer ao segundo dia de aplicação para solicitar a reaplicação da primeira etapa.
Como solicitar
Para pedir uma nova data para fazer a prova, o candidato precisa justificar o motivo da ausência e apresentar os documentos que comprovem a situação específica que impediu a participação no exame original na página do participante. O Inep vai avaliar o pedido de reaplicação.
Primeiro dia de prova
Segundo o Ministério da Educação, dos 4,3 milhões inscritos no Enem 2024, 73,4% participaram da primeira etapa da prova no domingo (3).
De acordo com a pasta, 94% dos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública se inscreveram para o exame deste ano, um aumento de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% fizeram inscrição.