Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2024 termina nesta quarta-feira
Inep divulgou que mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram neste ano; dessas, mais da metade são isentas
Educação|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano termina nesta quarta-feira (19). O pagamento, no valor de R$ 85, pode ser pago por boleto do Banco do Brasil, disponível na Página do Participante, ou por Pix, no QR Code disponível no mesmo documento. Responsável pela avaliação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ressalta que a inscrição só é validada após o pagamento da taxa. As provas deste ano acontecem nos dias 3 e 10 de novembro (confira o calendário completo abaixo).
Veja mais
Neste ano, o instituto recebeu mais de 5 milhões de solicitações para realizar o exame, sendo que mais da metade - 2,7 milhões, aproximadamente – não vai precisar realizar a transferência, já tiveram a solicitação de isenção aprovada.
Se confirmado após a data de pagamento das taxas, o número de inscritos no Enem de 2024 deve superar os dos três anos anteriores – quando 3,3 milhões (2021), 3,4 milhões (2022) e 3,9 milhões (2023) de pessoas se habilitaram para fazer a prova.
ACESSE A PÁGINA DO PARTICIPANTE
Rio Grande do Sul
O número de inscritos ainda pode aumentar, já que o governo federal ampliou o período de inscrições para os moradores do Rio Grande do Sul. Os interessados podem realizar o processo até sexta-feira (21).
No período regular, foram registradas 259.936 inscrições no estado. Esse público também terá a isenção da taxa de inscrição garantida, inclusive nos casos em que a justificativa de ausência na edição de 2023 foi reprovada.
Cronograma
As pessoas que precisam de atendimento especializado tiveram até o último sábado (14) para indicar necessidades especiais. Os resultados para esses pedidos serão divulgados em 24 de junho. Já o período de recursos, será de 24 a 28 deste mês.
Neste ano, o Enem será aplicado em 3 e 10 de novembro nos 26 estados e no Distrito Federal. A expectativa é de que os gabaritos sejam divulgados no dia 20 do mesmo mês. Por fim, as notas serão publicadas em 13 de janeiro, segundo o edital do Inep.