Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professora do Ceará acerta tema do Enem após assistir a documentário

Núbia Rocha dá aula de língua portuguesa e abordou temática da redação duas semanas antes do exame com os alunos do 3º ano

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Professora Núbia Rocha, da Escola Nazaré Severiano, no Ceará
Professora Núbia Rocha, da Escola Nazaré Severiano, no Ceará Professora Núbia Rocha, da Escola Nazaré Severiano, no Ceará

Núbia Rocha é professora de língua portuguesa e redação na EEM (Escola de Ensino Médio) Nazaré Severiano, localizada em Santana do Acaraú (CE), cidade com pouco mais de 30 mil habitantes.

A educadora acertou o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 ao trabalhar em sala com os alunos do 3º ano, duas semanas antes do primeiro dia de prova do exame nacional.

Núbia explica que o desenvolvimento do tema veio após assistir ao documentário Invisíveis da Silva. "Aquilo me tocou demais, eu senti na pele o drama de milhões de brasileiros", desabafa. "Por não terem um nome, essas pessoas não têm cidadania e ficam à mercê do destino, perdendo direitos básicos para vivência na sociedade", diz.

Leia também

Com 32 anos de experiência na área da educação, a professora conta que a fonte de inspiração para a elaboração dos variados assuntos desenvolvidos com os alunos é feita pela leitura de mundo. "É na rua, na convivência diária com outras pessoas, acompanhando tudo o que acontece ao meu redor, principalmente notícias, que eu consigo captar os temas", conta.

Publicidade

O tema dado aos alunos, "Os impactos da invisibilidade das pessoas sem documentos no Brasil", obedeceu ao padrão de desenvolvimento de texto exigido no Enem. E ao longo de duas semanas discutiu-se o assunto em sala de aula, foram feitas a correção e a devolução do trabalho e até a revisão da atividade.

À esquerda, rascunho da professora com o tema; à direita, redação feita por uma de suas alunas
À esquerda, rascunho da professora com o tema; à direita, redação feita por uma de suas alunas À esquerda, rascunho da professora com o tema; à direita, redação feita por uma de suas alunas

Com orgulho, a professora mostra uma das redações que atingiram a nota mil na correção da atividade que propôs aos alunos. Segundo a educadora, houve a participação de 100% dos seus alunos na edição do Enem 2021. "Me sinto muito feliz e realizada com meu trabalho", conclui.

Publicidade

'Enem Chego Junto, Chego Bem'

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Seduc (Secretaria da Educação do estado), lançou neste ano o projeto 'Enem Chego Junto, Chego Bem' 2021. A iniciativa mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do ensino médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o Enem.

Entre as atividades pedagógicas ofertadas no programa, os alunos contam com o plantão tira-dúvidas, preparação rumo à universidade, ciclo de palestras, sabadões do Enem e simulados. Além do fortalecimento da aprendizagem em sala de aula no dia a dia escolar.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.