Provão Paulista: alunos da rede pública de outros estados têm até sexta para demonstrar interesse
Recurso extraordinário do STF impede que vagas em universidades sejam reservadas só aos estudantes que morem em seus estados
Educação|Vivian Masutti, do R7
Alunos de escolas públicas de fora do estado de São Paulo interessados em participar do Provão Paulista terão até sexta-feira, dia 6, para se inscrever no processo seletivo por meio do site oficial do exame.
A partir de 1º de novembro, todos os estudantes deverão escolher, em site que será disponibilizado pela secretaria, as opções de cursos que desejam frequentar no ano que vem.
As 15.369 vagas serão distribuídas entre alunos da rede estadual de ensino, das Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e ainda os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
A possibilidade de alunos de outras redes participarem do Provão Paulista segue um recurso extraordinário do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede que vagas em universidades sejam reservadas apenas a estudantes que morem e cursem o ensino médio na mesma unidade da federação.
Exame, datas e vagas
A primeira prova será composta por questões de múltipla escolha de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já a segunda terá matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação.
Todos os estudantes da rede estadual paulista de ensino estão inscritos automaticamente no Provão, assim como os alunos das escolas técnicas estaduais, as Etecs, e das escolas de aplicação da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Essas três instituições, ao lado da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs), oferecerão 15.369 vagas, distribuídas em:
• 1.500 para a USP
• 934 para a Unesp
• 325 para a Unicamp
• 2.620 vagas para a Univesp
• 10 mil vagas para as Fatecs
Serão 558 vagas para as diversas áreas da engenharia, 89 vagas para direito, 67 para medicina e 33 para psicologia.
Os estudantes interessados também poderão participar das seleções específicas de cada uma das quatro universidades, como a Fuvest, principal porta de entrada para a USP.
VEJA MAIS: Enem 2023: apoio emocional e metas realistas estão entre as 7 dicas para a reta final de estudos