Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com o Provão Paulista, USP muda forma de ingresso para alunos de escola pública; veja tabela de vagas

Universidade continua reservando 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos da rede pública

Educação|Vivian Masutti, do R7

Mario Nicolau da Silva Gomes passou em medicina na USP
Mario Nicolau da Silva Gomes passou em medicina na USP Mario Nicolau da Silva Gomes passou em medicina na USP

O Conselho Universitário da USP aprovou a tabela de vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo para o vestibular de 2024.

A partir do próximo ano, a instituição terá três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. O número total de vagas oferecidas continua sendo de 11.147.

O Provão será uma forma de avaliação seriada aplicada pela Secretaria Estadual de Educação nos estudantes dos três anos do ensino médio das escolas públicas estaduais.

Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes pretos, pardos e indígenas da rede pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas do Provão.

Publicidade

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública, conhecendo um pouco mais do seu desempenho durante o ensino médio e, assim, poderemos propor aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos corresponsáveis por essa melhoria”, afirma o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

“Neste ano, teremos acesso a 1,2 milhão de alunos do ensino médio e poderemos mostrar a esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de ingressar aqui”, complementa.

Publicidade

Total de vagas do Provão: 1.500

Escola pública em geral: 942

Pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública: 558

Além da USP, a avaliação dará acesso a cursos superiores da Unicamp, da Unesp, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A nova avaliação começará a ser aplicada em novembro, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e, a partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

VEJA MAIS: A cem dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022

Como funciona a seleção da Fuvest e do Enem USP

Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas: 4.888 a candidatos na modalidade ampla concorrência, 2.053 vagas a candidatos vindos de escola pública e 1.206 a candidatos pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas.

Para a seleção do Enem USP, serão destinadas 1.500 vagas: 685 serão para ampla concorrência, 512 para alunos vindos de escola pública e 303 para candidatos pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas.

Metade das vagas para a escola pública

De modo geral, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas, considerando os três processos de seleção. 

Dentro desse percentual, serão reservadas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas em número equivalente à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

Total de vagas (Fuvest, Enem USP e Provão): 11.147

Ampla concorrência: 5.573

Escola pública: 3.507

Pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública: 2.067

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.