Resultados do Enem 2024 serão divulgados em janeiro, e MEC anuncia cronograma do Sisu
Os gabaritos oficiais, incluindo as respostas comentadas, já estão disponíveis na página do participante
Educação|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou que os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025, uma segunda-feira. Cada participante poderá consultar suas notas em todas as áreas de conhecimento e na redação.
LEIA TAMBÉM
Os gabaritos oficiais, incluindo as respostas comentadas, já estão disponíveis na página do participante. A edição do Enem 2024 foi realizada nos dias 3 e 10 de novembro, com 180 questões distribuídas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação cujo tema foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Uso da nota do Enem
A pontuação obtida no Enem pode ser usada em diversas oportunidades educacionais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que mantêm convênios com o Inep.
Cronograma do Sisu 2025
O Ministério da Educação já divulgou o cronograma oficial do Sisu 2025, por meio do Edital nº 35/2024, publicado no Diário Oficial da União em 26 de dezembro.
Confira as principais datas
- Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Divulgação da chamada regular: 26 de janeiro de 2025
- Matrícula ou registro acadêmico: de 27 a 31 de janeiro de 2025
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
Detalhes do processo seletivo
As inscrições para o Sisu serão gratuitas e deverão ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, manifestando interesse dentro do período estipulado.
As instituições de ensino poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano para preencher vagas não ocupadas. Em 2025, o Sisu terá uma única fase de inscrição, permitindo que os candidatos concorram às vagas de cursos com início no primeiro ou no segundo semestre. A alocação do semestre dependerá da classificação final do participante no curso escolhido.