Educação Saeb: começa avaliação de estudantes da educação básica

Saeb: começa avaliação de estudantes da educação básica

A partir desta segunda-feira (21) até o dia 1º de novembro serão aplicadas provas para avaliar desempenho de escolas de todo o Brasil

Estudantes de todo o país participam do Saeb

Estudantes de todo o país participam do Saeb

Elza Fiuza/Agência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) começa a aplicar as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nesta segunda-feira (21). Os estudantes do ensino infantil ao médio de todo o Brasil farão os exames até o dia 1º de novembro.

O Saeb é o principal instrumento de avaliação da qualidade de ensino no país. As notas do exame, mais s dados como aprovação, reprovação, abandono escolar, resultam no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Leia mais: MEC deve avaliar estudantes do 2º ano fundamental por amostra

As provas são realizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde os anos 1990. O Saeb deste ano será o primeiro realizado parcialmente alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Leia mais: Aprendizado de português e matemática segue estagnado

A participação dos aluno nas avaliações é muito importante para que os resultados finais revelem o cenário real da aprendizagem. Todos os alunos matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas farão as provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Leia mais: Brasil completa 20 anos sem registrar avanço no ensino médio

Os alunos das 2ª séries do ensino fundamental farão a prova por amostragem — apenas uma parcela dos estudantes vai ser selecionada para as avaliações. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas cuja aplicação também será amostral para os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental.

Últimas