Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unesp 2022: veja o passo a passo para se inscrever no vestibular

Período de inscrições seguem até o dia 7 de outubro de 2021 no site da Vunesp com a taxa de inscrição no valor de R$180

Educação|Do R7

Conheça o passo a passo para realizar a sua inscrição no vestibular 2022 da Unesp
Conheça o passo a passo para realizar a sua inscrição no vestibular 2022 da Unesp Conheça o passo a passo para realizar a sua inscrição no vestibular 2022 da Unesp

As inscrições para o vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) iniciam nesta quarta-feira (8) e seguem até o dia 7 de outubro de 2021 no site da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). A taxa de inscrição é de R$180.

Aos 54 anos, faxineira é aprovada no vestibular da Unesp

Nesta edição são ofertadas 7.690 vagas em 136 cursos de graduação. As inscrições para o vestibular serão realizadas exclusivamente pela internet, das 10h de 8 de setembro às 23h59 de 7 de outubro de 2021 (horários de Brasília), na página da Vunesp.

Leia também

Para ajudar os candidatos o R7 elaborou um passo a passo com todas as etapas para a inscrição no processo seletivo da Unesp 2022. Confira:

Publicidade

1) Para quem já possui cadastro na área do candidato no site da Vunesp, localize a opção "Unesp Vestibular 2022" e clique em inscreva-se. Realize o preenchimento das informações solicitadas no formulário. O participante que não possui cadastro deverá acessar a área do candidato no site da Vunesp, localizar o item "Unesp Vestibular 2022" e clicar em inscrever-se. Após procedimento, o candidato deverá preencher todas as informações solicitadas no formulário como: questionário socioeconômico, dados pessoais, endereço e complementos.

2) O candidato que optar pela utilização do nome social, deverá, durante o período de inscrição, indicar a utilização e preencher, assinar e encaminhar, por meio digital (upload), o requerimento da utilização do nome social, emitido quando do preenchimento da ficha de inscrição, juntamente com a cópia do RG (documento de identidade). Com o atendimento às instruções, todas as publicações e consultas serão feitas com o nome social.

Publicidade

Para envio dos documentos citados, o candidato deverá, até 23h59min do dia 8 de outubro de 2021, acessar o site da Vunesp, após o preenchimento da ficha de inscrição, com a informação do uso do nome social, acessar a Área do Candidato, selecionar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio dos documentos por meio digital (upload); os documentos para envio deverão ser digitalizados, frente e verso, quando necessário, com tamanho de até 500 KB, por documento anexado, e em uma das seguintes extensões: pdf, png, jpg ou jpeg.

Participante deve se inscrever até o dia 7 de outubro de 2021 no vestibular Unesp 2022
Participante deve se inscrever até o dia 7 de outubro de 2021 no vestibular Unesp 2022 Participante deve se inscrever até o dia 7 de outubro de 2021 no vestibular Unesp 2022

Não serão avaliados os documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido; não serão considerados os documentos enviados pelos correios, por e-mail ou por quaisquer outras formas não especificadas e nem a entrega condicional ou complementação de documentos ou a retirada de documentos após a data limite.

Publicidade

3) Para o participante que possuir alguma deficiência: deverá indicar a opção "sou deficiente" e informar o número do CID (Classificação Internacional de Doença). Essa classificação deve ser feita por um profissional da área de a saúde. Após esta etapa, deverá selecionar uma das opções: Física, Auditiva, Visual, Mental ou Múltipla (combinação de 2 ou mais).

4) Já o candidato que precisa de condição especial para a realização da prova deve indicar a opção "sim" na pergunta "precisa de condição especial para realização da prova". Se a condição for usar provas com caracteres ampliados, deve indicar, obrigatoriamente, o tamanho da fonte dentre as disponíveis: 16, 20, 24 e 28.

Para que se mantenha a igualdade de condições, somente serão atendidas as solicitações acompanhadas da devida comprovação. O candidato, além de se inscrever e declarar

a sua necessidade no formulário, deverá disponibilizar no site da Fundação VUNESP, por meio digital (upload), até 8 de outubro de 2021, os seguintes documentos:

I. Laudo detalhado contendo datas, desenvolvimento e evolução da condição solicitada, que deverá ser emitido por um especialista na área. O Laudo deverá estar em papel timbrado e ter a emissão inferior a um ano da data da prova, conter a descrição da doença e o CID ou a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidades) referente à doença ou à condição específica e indicação das condições especiais necessárias para a realização da prova, devidamente fundamentada pelos profissionais.

Nos casos específicos de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Dislexia o laudo deverá seguir o procedimento abaixo:

1. No caso de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: laudo formulado por uma

equipe formada por um psicólogo ou pedagogo com especialização em psicopedagogia e um médico psiquiatra ou neurologista;

2. No caso de Dislexia: laudo formulado por uma equipe formada por neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo.

5)Treineiro: o candidato que objetiva adquirir experiência, porque não concluiu o ensino médio ou não concluirá durante a vigência do edital, sem intenção de matrícula, deverá selecionar a opção de “Treineiro” na relação de cursos disponíveis.

6) Selecione a cidade onde deseja realizar as provas comuns da 1ª fase e, se convocado, a da 2ª fase.

7) O candidato deverá informar se realizará o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 e deseja que as notas sejam usadas para compor a nota.

A inscrição para o vestibular somente será efetivada após o candidato, preencher a ficha de inscrição pela internet e enviá-la. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição utilizando o cartão na função crédito ou boleto bancário. A confirmação do pagamento poderá ser realizada no site da Vunesp, mediante acesso na área do candidato depois de dois dias úteis após a quitação do

boleto bancário ou a aprovação pela administradora do cartão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.