Educação Unicamp encerra 1ª fase com 13,8% de abstenções

Unicamp encerra 1ª fase com 13,8% de abstenções

Balanço foi considerado positivo em meio a pandemia. Um candidato não fez a prova em Belo Horizonte por estar com 37,4º

Estudantes concluem a primeira fase do vestibular da Unicamp

Estudantes concluem a primeira fase do vestibular da Unicamp

Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 06.01.2021

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encerrou a primeira fase do vestibular nesta quinta-feira (7) com 13,8% de abstenções totais contra 8,27% no vestibular passado. O número que foi considerado positivo em meio a pandemia pela Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular), responsável pela aplicação das provas.

Nesta quinta, quando candidatos de Biológicas e Saúde fizeram a prova, a abstenção foi de 12, 4%. "Desde 2003, é a maior abstenção que o vestibular teve na primeira fase, esse índice não é muito diferente da média geral em torno de 9%, a expectativa era de que batesse em 20%, então, estamos muito satisfeitos com os resultados," destacou José Alves Freitas Neves, diretor da Comvest.

A única ocorrência registrada foi de um candidato que foi impedido de fazer a prova por estar com temperatura alta. Ao chegar no local de prova em Belo Horizonte, a temperatura foi aferida e o participante estava com 37,4º. "Essa pessoa passou por triagem em uma sala especial e reservada, após  conversa com a médica, decidiram que era preferível que não esse estudante não fizesse a prova", explicou Neves.

Nem todas as cidades tiveram aferição de temperatura. Em Belo Horizonte e Curitiba é uma recomendação estadual. Na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, uma das escolas recebeu a visita da Vigilância Sanitária.

José Alves Freitas Neves destacou que "a ciência foi colocada no centro dos debates e das questões das provas, assim como no primeiro dia de exame". Questões envolvendo as eleições americanas, racismo e violência estavam em debate.

"O trabalho científico foi muito valorizado na prova, uma forma da universidade mandar um recado sobre a importância do trabalho acadêmico", destacou Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, coordenadora da Comvest.

As provas já estão disponíveis no site da Comvest. O gabarito oficial será divulgado nesta sexta-feira (8).

O resultado dos aprovados para a segunda fase será divulgado no dia 29 de janeiro. As provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2021.

Últimas