Eleições 2014 Datafolha mostra Dilma e Aécio empatados no segundo turno

Datafolha mostra Dilma e Aécio empatados no segundo turno

Presidente aparece com 47% das intenções de voto, contra 43% do senador mineiro

Faltando menos de 24 horas para a abertura das urnas, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na disputa pela Presidência da República. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25), a petista tem 47% dos votos totais, contra 43% do tucano — eles estão empatados no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada na quinta-feira (23), Dilma também aparecia na liderança, mas fora da margem de erro: 48% contra 42%

Considerando apenas os votos válidos — que excluem os brancos, nulos e eleitores indecisos —, Dilma atinge 52%, contra 48% de Aécio. No levantamento anterior, a petista estava seis pontos à frente: 53% a 47%. 

Qual deve ser a prioridade do próximo presidente? Vote

O Datafolha também mediu a rejeição de cada um dos candidatos. Um total de 41% dos entrevistados disseram que "não votariam de jeito nenhum" em Aécio, enquanto 38% rejeitam Dilma.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios entre os dias 24 e 25 de outubro. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-1210/2014.

Assista à reportagem do Jornal da Record:

Pesquisa Ibope mostra Dilma à frente

O Ibope também divulgou na tarde de hoje um levantamento para a disputa de segundo turno. Dilma continua na liderança isolada, fora da margem de erro, mas a vantagem caiu de oito para seis pontos percentuais.

A petista aparece com 49% dos votos totais, contra 43% de Aécio. Veja aqui todos os números da pesquisa.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Últimas