Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Dilma garante construção de refinaria em Pernambuco

Presidente chamou de "aves de mau agouro" os que dizem que refinaria não será feita

Eleições 2014|Do R7

  • Google News

A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta segunda-feira (25) a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, pela Petrobras.

Dilma chamou de "aves de mau agouro" os que dizem que a refinaria não será feita, durante a inauguração de obras de combate à seca na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco.


— Tem gente que fica falando que não vai sair a refinaria Abreu e Lima. São aves de mau agouro, aves de mau agouro que estão erradas. Porque nós vamos fazer a refinaria Abreu e Lima e logo, logo ela vai estar processando seus 230 mil barris por dia, e isto vai significar não só um ganho aqui para Pernambuco, mas para o Brasil, porque esta será a primeira refinaria em 33 anos no nosso País.

Em cerimônia com Campos, Dilma diz precisar de aliados comprometidos


Leia mais notícias de Brasil

A presidente também lembrou em seu discurso outros grandes projetos em construção no Nordeste.


— Nós conseguimos fazer um conjunto de obras que mostram uma nova face para esse novo Nordeste. Eu me refiro ao porto de Suape, à refinaria Abreu e Lima, duplicação de estradas federais, integração do São Francisco.

A refinaria Abreu e Lima está sendo erguida pela Petrobras em Pernambuco deve iniciar suas operações em maio de 2015.


Originalmente a refinaria foi concebida para ser uma parceria com a estatal venezuelana PDVSA, que teria 40 por cento do projeto, mas essa sociedade ainda não foi fechada.

A parceria entre as petrolíferas começou com um acordo selado em 2005 pelos então presidentes do Brasil e da Venezuela, Lula e Hugo Chávez, respectivamente.

A PDVSA e a Petrobras seguem negociando a sociedade mas a estatal brasileira vem construindo a refinaria sozinha.

O custo da refinaria é estimado pela Petrobras em 17,1 bilhões de dólares, mas o valor pode aumentar em 3 bilhões de dólares por pleitos de aditivos nos contratos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.