Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Marina: “PT colocou por 12 anos diretor para assaltar a Petrobras”

Durante sabatina, presidenciável do PSB defendeu exploração da camada pré-sal

Eleições 2014|Do R7

  • Google News
Marina durante sabatina hoje no Rio de Janeiro, onde defendeu exploração do pré-sal
Marina durante sabatina hoje no Rio de Janeiro, onde defendeu exploração do pré-sal

A candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) saiu em defesa nesta quinta-feira (11) da exploração de petróleo na camada pré-sal. A ex-ministra do Meio Ambiente vem adotando um novo discurso sobre o tema desde que sua adversária do PT, a presidente Dilma Rousseff, a acusou de abandonar as riquezas do petróleo em seu programa de governo. Para Marina, a corrupção na Petrobras é a verdadeira ameaça ao pré-sal.

"Nós vamos explorar os recursos do pré-sal, vamos utilizar o dinheiro que está destinado para saúde e educação para investir de fato em saúde e educação, e não em corrupção, como a sociedade tem medo", disse Marina durante sabatina realizada hoje, no Rio de Janeiro, pelo jornal O Globo.


— O Brasil tem que entender que a exploração de suas riquezas naturais é uma safra que só dá uma vez, e uma safra que só dá uma vez precisa ser muito bem utilizada, estrategicamente utilizada, e não drenada pela corrupção como a gente vê lamentavelmente hoje dentro da Petrobras.

TSE nega direito de resposta a Marina Silva por propaganda de Dilma na TV


Marina diz que autonomia do BC impedirá banco de se tornar uma Petrobras

Segundo a presidenciável, “as pessoas não podem confiar em um partido que coloca por 12 anos uma pessoa para assaltar os cofres da Petrobras”.


A crítica de Marina foi direcionada ao ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que se manteve no cargo por oito anos (2004 - 2012). Ele está preso desde julho, no Paraná, por causa da operação Lava Jato da PF (Polícia Federal), que investiga esquema de lavagem de dinheiro.

Segundo informações vazadas à imprensa, Costa vem prestando depoimentos à PF, mediante delação premiada, e revelando um suposto esquema de repasse de recursos a políticos e partidos da base aliada.


Durante a sabatina, Marina disse que vai garantir a destinação dos recursos provenientes do petróleo do pré-sal para investimentos em saúde e educação, e não para a "corrupção". Classificou ainda como "cortina de fumaça" as alegações de adversários de que reduziria a importância do petróleo na matriz energética brasileira.

— É preciso entender que o que está ameaçando o pré-sal é exatamente o que está sendo feito com a Petrobras. (...) É isso que está ameaçando a exploração do pré-sal.

Marina, ministra entre 2003 a 2008 durante governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse na sabatina que o mundo inteiro tem discutido alternativas aos combustíveis fósseis como fontes de energia, mas que, por enquanto, a exploração de petróleo ainda é imprescindível.

— Os combustíveis fosseis e o petróleo não têm como, ainda, ser substituído, e a humanidade tem que achar meios para substituir. Ao dizer que o Brasil busca outras gerações limpas não significa que vai ser deixado de ser explorado. (...) Vamos continuar explorando os recursos do pré-sal, [para] que essas riquezas possam ser uma base de sustentação do nosso País e alavancar o nosso desenvolvimento.

Leia mais sobre Eleições 2014

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.