Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Tucano se irrita com petista ao discutir sobre endividamento de Minas

Candidatos participaram de debate na noite desta terça-feira (30) 

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Pimenta atribuiu a saída de empresas de MG à gestão de Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Pimenta atribuiu a saída de empresas de MG à gestão de Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) trocaram acusações ao abordarem o endividamento de Minas Gerais no debate com candidatos organizado na noite desta terça-feira (30) pela Rede Globo. O petista lembrou que o acordo que determina os juros pagos atualmente pelo Estado foi assinado nos anos 1990 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-governador Eduardo Azeredo, ambos do PSDB. E criticou que os R$ 15 bilhões tomados de empréstimo por Minas não foram destinados ao pagamento de parte da dívida, como Rio de Janeiro e Bahia teriam feito. 

Leia mais notícias de Minas

Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga trocam acusações sobre alto custo de energia elétrica

Ibope: Pimentel (PT) chega a 45% e venceria Pimenta da Veiga (PSDB) no primeiro turno


Pimenta da Veiga se revoltou e o acusou de "mentir", além de relacionar o baixo crescimento do Brasil à passagem do petista pelo ministério. 

— Pimentel mente descaradamente quando diz que o Governo tomou empréstimo e não fez nada. E mente quando diz que estive fora de Minas. Fui deputado federal e ministro e tive a honra de fazer o que fiz, diferente do seu desempenho pífio no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Você precisa ter coragem para falar a verdade, acha que mineiro é bobo.


Em seguida, Pimentel lamentou os ataques.

— Essa falsa exaltação recomendada por marqueteiros não convence a mim nem a ninguém. Estamos discutindo um novo jeito de olhar Minas, não essa atitude falsa e arrogante, esse espetáculo lamentável que o candidato do PSDB provoca. Podia ter poupado a gente disso. 


Críticas

O debate, morno, esquentou com as críticas de Pimentel ao Governo de Minas e de Pimenta ao Governo Federal.

O petista prometeu pagar o piso nacional aos professores.

— Temos que valorizar a carreira, pagar o piso nacional que não é pago há 12 anos. Em Minas são 610 escolas sem rede de esgoto, 90% das escolas de ensino médio não têm biblioteca. 

Já Pimenta atribuiu a falha de Pimentel como ministro o fato de a Fiat ter levado uma fábrica para Pernambuco e da perda do pólo acrícilo da Petrobras. 

— O PT tirou de Minas R$ 2 bilhões de impostos em um ano. Tirou também a fábrica da Fiat, que está gerando empregos em outro Estado. O Governo do PT virou as costas para Minas e não teve ninguém para defendê-lo.

Entrevistas dos candidatos no MG no Ar: 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.