Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2016
Publicidade

Herzem Gusmão (PMDB) é eleito prefeito em Vitória da Conquista

Candidato obteve 57,58% dos votos válidos contra 42,42% do adversário

Bahia|Do R7

OPÇÃO FOTO 2 (Tá salva como Harzem gusmão Vitória da Conquista)
OPÇÃO FOTO 2 (Tá salva como Harzem gusmão Vitória da Conquista) OPÇÃO FOTO 2 (Tá salva como Harzem gusmão Vitória da Conquista)

O candidato Herzem Gusmão Pereira (PMDB), de 68 anos, foi eleito com 57,58% dos votos válidos nas eleições realizadas em Vitória da Conquista, 508 km de Salvador, neste domingo (30). Com 95.710 contra 70.513 de Zé Raimundo (PT) dos 230.598 votos, Gusmão foi eleito no segundo turno.

O número de abstenção foi de 22,75%, ou seja, 52.457. Os votos brancos somaram 3.402 (1,91%) e nulos, 8.516 (4,78%).

No primeiro turno, Gusmão havia obtido 47,82% dos votos. Em todo o Estado da Bahia, essa foi a única cidade cuja votação foi decidida no segundo turno.

Ao TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), o futuro prefeito declarou-se casado e de cor parda. Gusmão nasceu na cidade em que foi eleito e completou o ensino superior. Antes da prefeitura, trabalhava como jornalista e redator.

Publicidade

Em 2012, o jornalista já havia se candidato a prefeitura da cidade, mas não foi eleito. Nas Eleições de 2014, foi escolhido como suplente de Deputado Estadual pela Bahia. Ele e a vice-prefeita eleita, Irma Lemos, fazem parte da coligação Uma Conquista Melhor (PRB / PSC / PMB / PPL / PMDB / PPS / PTB / PSDC).

Suas propostas de governo para a área da educação são reestruturar os planos de carreira dos profissionais de educação e a construção de unidades escolares para integrar as escolas nucleadas, entre outras. Na saúde, Gusmão destacou a implantação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em locais estratégicos e a solicitação ao governo do Estado para reativar o Hospital Crescêncio Silveira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.