Eleições estaduais: 13 governadores são eleitos no 1º turno. Veja mapa
Sete governadores foram reeleitos. PT e PSB são os partidos que mais elegeram, com três cada. No segundo turno, PSDB disputa em seis Estados
Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*
Treze Estados do Brasil já tiveram seus governadores definidos no primeiro turno das eleições estaduais, ocorrido neste domingo (7). Nos outros 14, a decisão ficou para o segundo turno.
Sete das unidades com governadores já eleitos estão no Nordeste. Outros dois ficam no Centro-Oeste, dois no Norte, um no Sudeste e um no Sul.
O PT e o PSB empatam no número de governadores, elegendo três candidatos cada. Pelo PT, saíram vitoriosos Rui Costa, na Bahia, Wellington Dias, no Piauí, e Camilo Santana, no Ceará.
Pelo PSB, venceram Renato Casagrande, no Espírito Santo, Paulo Câmara, em Pernambuco, e João Azevedo, na Paraíba. O DEM possui dois eleitos no Centro-Oeste: Ronaldo Caiado, em Goiás, e Mauro Mendes, no Mato Grosso.
Renan Filho se elegeu pelo MDB em Alagoas e Flávio Dino ganhou pelo PCdoB no Maranhão. Ratinho Júnior saiu vitorioso com o PSD no Paraná.
No Acre, venceu Gladson Cameli, do PP. No Tocantins, Mauro Carlesse (PHS) ganhou.
Os locais que terão segundo turno para governador são: Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
O partido com o maior número de candidatos no segundo turno é o PSDB, totalizando seis. PSB, PSL e PDT têm três cada. DEM, MDB, PSC e PSD possuem dois candidatos cada um, e o Novo está concorrendo ao pleito com um candidato.
Veja o mapa dos governadores:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Diego Junqueira.