Eleitor que não justificou ausência no 1º turno pode votar no 2º?
Brasileiros voltam às urnas para escolher novo presidente. Moradoras de 13 estados e Distrito Federal escolhem novos governadores
Eleições 2018|Giuliana Saringer, do R7
O eleitor que não votou no primeiro turno e ainda não se justificou à Justiça Eleitoral pode ir às urnas no segundo turno.
Quem não compareceu às urnas tem até dia 6 de dezembro deste ano para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral e, portanto, ainda está dentro do prazo. Caso o eleitor não vote no segundo turno, deve se explicar até o dia 27 de dezembro.
Como os turnos são independentes, o eleitor que faltar aos dois precisa levar duas justificativas diferentes à Justiça Eleitoral.
O pleito ocorre em 28 de outubro, entre 08h e 17h, no horário local. No dia do voto, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato.
Leia também
A partir das 17h, começa a divulgação dos boletins de urna, com a apuração e totalização dos resultados. O último dia para a diplomação dos candidatos eleitos é em 19 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2019, os eleitos tomam posse.
Candidatos na eleição
Neste ano, todos os brasileiros votam às urnas no segundo turno para definir o novo presidente do Brasil. A disputa está entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
Bolsonaro passou para o segundo turno com 46,03% dos votos válidos (49.276.990 votos). Em seguida, Haddad recebeu 29,28% do total (31.342.005 votos válidos).
Além disso, brasileiros de 13 estados e do Distrito Federal também precisarão escolher o novo governador. Os estados são: Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.