Eleições 2018 Datas, prazos e debates: tire suas dúvidas sobre 2º turno das eleições

Datas, prazos e debates: tire suas dúvidas sobre 2º turno das eleições

Candidatos terão dois blocos de 10 minutos no horário eleitoral por dia, com cinco minutos para cada por bloco. Eleições ocorrem em 28 de outubro

Segundo Turno

Segundo turno do pleito está marcado para o dia 28

Segundo turno do pleito está marcado para o dia 28

Alan Marques/Folhapress

O segundo turno das eleições 2018 acontecem em 28 de outubro. O país volta às urnas para escolher o novo presidente e, em alguns estados, o governador. 

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) são os presidenciáveis que se enfrentam no segundo turno. Entre os estados onde haverão eleições para governador, estão São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja a seguir as regras do pleito:

Propaganda eleitoral

No segundo turno, a propaganda eleitoral começa em 12 de outubro e vai até 27 de outubro. Está permitido distribuir material gráfico, realizar comícios, e utilizar alto-falantes e amplificadores de som.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão pode começar 48 horas após a proclamação do resultado das eleições. Serão dois blocos de 20 minutos para cada cargo (presidente e governador, onde houver). Cada candidato, portanto, terá cinco minutos em cada um dos dois blocos diários para expor suas propostas.

No rádio, os blocos começam às 7h e às 12h. Na televisão, a transmissão se inicia às 13h e às 20h30. 

Debates

Ao todo, o segundo turno vai contar com seis debates. O primeiro será no dia 11 de outubro, e o último em 26 de outubro. O debate da RecordTV está marcado para 21 de outubro, às 22h.

Detenções

A partir de 13 de outubro, nenhum candidato que participa do segundo turno pode ser detido, salvo no caso de flagrante.

Após 23 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

Eleitores

Todos os eleitores poderão votar no segundo turno, inclusive aqueles que não votaram no primeiro turno — desde que não tenham pendência com a Justiça Eleitoral.

O eleitor que não votou no primeiro turno tem até 6 de dezembro para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Já o eleitor que não votar no segundo turno terá até 27 de dezembro para se justificar.

Votação

O pleito ocorre em 28 de outubro, entre 08h e 17h, no horário local. No dia do voto, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato.

A partir das 17h, começa a divulgação dos boletins de urna, com a apuração e totalização dos resultados.

O último dia para a diplomação dos candidatos eleitos é em 19 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2019, tomam posse os eleitos.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Diego Junqueira. 

    https://noticias.r7.com/eleicoes-2018