Eleições 2018 PT e PSL conquistam as maiores bancadas da Câmara dos Deputados

PT e PSL conquistam as maiores bancadas da Câmara dos Deputados

Partido de Fernando Haddad conseguiu eleger 56 parlamentares, enquanto o de Jair Bolsonaro colocou 52 deputados federais na Câmara

Bancadas da Câmara

PT tem 56 deputados e PSL, 52

PT tem 56 deputados e PSL, 52

Charles Sholl/Raw Image/Folhapress - 07.10.2018

O PT e PSL são as maiores bancadas da nova Câmara dos Deputados, eleita pelos brasileiros neste domingo (7). Ambos partidos também vão protagonizar o segundo turno da eleição presidencial, que acontecerá entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

Veja a apuração completa do 1º turno

Sabrina Cessarovice/Arte/R7

O PT é o partido que conseguiu o maior número de cadeiras: são 56 deputados federais. Embora o partido seja o mais representativo, perdeu espaço dentro da Câmara em comparação com 2014, quando foram eleitos 68 parlamentares. 

Já o PSL conseguiu representatividade mais expressiva do que em 2014. O partido tinha apenas um deputado federal na época e, em 2018, conseguiu eleger 52 parlamentares. 

Além de ser a segunda maior bancada da Câmara, o PSL também teve o candidato mais votado para deputado federal: Eduardo Bolsonaro recebeu 1,8 milhão de eleitores paulistas e ultrapassou a maior votação para o cargo na história, que pertencia a Enéas Carneiro, na eleição paulista de 2002, com 1,57 milhão de votos.

O PP aparece como a terceira maior bancada, com quantidade de deputados estável, perdendo apenas uma cadeira de uma eleição para a outra. O partido conseguiu eleger 37 parlamentares, enquanto o número era de 38 em 2014. 

A quarta maior bancada da Câmara é a do MDB. Com 34 deputados eleitos, o partido perdeu quase metade dos parlamentares que tinham em 2014, ano em que ocupavam 65 cadeiras. 

O PSDB tinha 54 deputados em 2014 e, em 2018, elegeu 29 nomes. O partido não conseguiu ir para o segundo turno na eleição presidencial, com o candidato Geraldo Alckmin, que recebeu 4,76% dos votos válidos. 

O PSOL dobrou a representatividade dentro da Câmara, passando de cinco deputados em 2014 para 10 em 2018. 

O partido Novo participou das eleições pela primeira vez em 2018 e conseguiu eleger oito deputados federais.

O número de deputados federais eleitos é determinado de acordo com a população de cada Estado. Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm direito a oito cadeiras na Câmara, número mínimo de postos. O Estado de São Paulo elege 70 deputados federais — maior de todo o país. 

Resultado para presidente

A apuração das urnas apontou segundo turno para a eleição presidencial entre Bolsonaro, que recebeu 46,03% dos votos válidos, e Haddad, com 29,28%. Os brasileiros voltarão às urnas no dia 28 de outubro deste ano, quando será definido o novo presidente do Brasil.  

    Access log
    https://noticias.r7.com/eleicoes-2018