Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça autoriza candidatura de Cazeca (PROS) à Prefeitura de BH

Candidatura de Fabiano Cazeca havia sido indeferida no início de outubro, mas decisão foi suspensa três dias depois; MPE ainda pode recorrer

Eleições 2020|Célio Ribeiro*, do R7

Candidatura de Cazeca (PROS) foi deferida pelo TRE-MG
Candidatura de Cazeca (PROS) foi deferida pelo TRE-MG Candidatura de Cazeca (PROS) foi deferida pelo TRE-MG

O desembargador Octavio Augusto Denigris Boccalini aceitou o recurso de Fabiano Cazeca (PROS) e autorizou sua candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. A decisão também permite que Cazeca utilize recursos públicos em sua campanha.

Cazeca teve a candidatura cassada em primeira instância, a pedido do Ministério Público Eleitoral, por irregularidades nas contas de uma de suas empresas. Em 2014, a Cazeca Assessoria e Cobrança Ltda. fez uma doação acima do limite permitido pela lei.

De acordo com a decisão de Boccalini, a condenação por doação eleitoral acima do limite não torna Cazeca inelegível. A decisão do desembargador confirma uma decisão anterior do juiz Itelmar Raydan Evangelista, que atendeu um recurso dos advogados do candidato e determinou que Cazeca poderia prosseguir com a campanha até que o caso fosse avaliado pela Corte Eleitoral.

Entenda o caso

Publicidade

No dia 9 de outubro, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Fabiano Cazeca à Prefeitura de Belo Horizonte. A decisão atendia um pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral), que alegou que Cazeca estava inelegível até 2024 por causa de uma condenação contra uma de suas empresas em 2016.

Veja: Fabiano Cazeca (PROS) doa R$ 20 mil para campanha de adversário

Publicidade

Em sua defesa, Cazeca alegou que concorreu ao cargo de deputado federal em 2018 mesmo após a condenação, e afirmou que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) teria “afastado por completo a incidência da causa da inelegibilidade”.

Ao indeferir a candidatura, o juiz Carlos Roberto Loiola, da 36º Zona Eleitoral de BH afirmou que a decisão de 2018 valia apenas para aquela candidatura. Três dias depois, Cazeca conseguiu uma decisão favorável temporária, que foi confirmada nesta sexta (23). O MPE ainda poderá recorrer da decisão.

Publicidade

A reportagem entrou em contato com a assessoria do candidato Fabiano Cazeca, que informou que já esperava pela decisão e que a campanha “continua normalmente”.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.