12 senadores assinam requerimento para CPI dos institutos de pesquisa
Marcos do Val (Podemos-ES) questiona a disparidade de resultados de pesquisas e das eleições que ocorreram no último domingo (2)
Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) colheu, até o momento, 12 assinaturas de senadores para o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos institutos de pesquisa. A intenção, segundo o documento, é "aferir as causas das expressivas discrepâncias" entre os resultados apresentados e o resultado das eleições no último domingo (2).
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NAPÁGINA ESPECIAL DO R7
"A eleição de 2 de outubro de 2022 novamente comprovou um fenômeno que vem sendo observado em eleições recentes, qual seja, a expressiva discrepância entre a intenção de voto aferida e os resultados efetivamente apurados", disse o senador no requerimento. No texto, o senador destaca a necessidade de conhecer os critérios técnicos e científicos das pesquisas.
Leia também
Marcos do Val citou, no texto, "expressivos e inegáveis impactos dessas pesquisas na formação do cenário político-eleitoral [...] e na formação da decisão do voto pelo eleitor"; a "possibilidade, convincente, de preferências de algumas instituições por determinados candidatos"; e a variação de resultados entre institutos.
Segundo do Val, assinaram o documento o próprio senador e os colegas Mecias de Jesus (Republicanos), Eduardo Girão (Podemos), Telmário Mota (PROS), Marcos Rogério (PL), Carlos Portinho (PL), Jorge Kajuru (Podemos), Plínio Valério (PSDB), Lucas Barreto (PSD), Eliane Nogueira (PP), Guaracy Silveira (PP) e Zequinha Marinho (PL).