Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acesso à Esplanada dos Ministérios deve permanecer liberado neste domingo de eleições

Eventuais fechamentos das vias podem ocorrer em caso de manifestações e serão comunicados pelo Governo do DF

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Prédios da Esplanada dos Ministérios ficarão cercados durante as eleições
Prédios da Esplanada dos Ministérios ficarão cercados durante as eleições Prédios da Esplanada dos Ministérios ficarão cercados durante as eleições

O trânsito de carros e de pedestres na Esplanada dos Ministérios deve ficar liberado neste domingo (30), durante e depois do período de votação do segundo turno. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que haverá fechamento das vias somente em caso de necessidade, tal como ocorreu na manhã deste sábado (29), em razão de uma motocarreata na área central de Brasília. 

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

A manifestação ocasionou o fechamento da N1 e S1 entre a Catedral e a via L4, na altura do Grupamento do Corpo de Bombeiros. Até às 15h deste sábado, o acesso à Praça dos Três Poderes permanecia restrito, com as vias S1 e N1 fechadas na altura do Palácio do Itamaraty, assim como a via N1 — das proximidades do Ministério da Justiça e Segurança Pública até a via L4.

No domingo, cabe ao Gabinete de Gestão Estratégica do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) avaliar se será preciso fazer novas intervenções. "O acesso à Praça dos Três Poderes pode ser restrito caso seja detectada possibilidade e movimentação de público para o local. A população será avisada previamente por meio dos canais oficiais do Governo do Distrito Federal e imprensa", divulgou a Secretaria de Segurança Pública. 

Publicidade

Ainda que livre para a circulação de veículos e pedestres, os prédios que sediam os Três Poderes ficarão protegidos com grades. A segurança do Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será feita pelos servidores dos órgãos com reforço da Polícia Militar do Distrito Federal. 

Além da área central de Brasília, mudanças pontuais no trânsito de todo o DF podem ser feitas em locais de possíveis manifestações a fim de garantir a segurança das pessoas e fluidez no trânsito. Atuarão em conjunto os departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem (DER-DF), batalhões de trânsito da PM e, ainda, a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

A Secretaria de Segurança Pública afirma que toda medida adotada obedece à Constituição da República e "visa assegurar o direito de manifestação e de reunião, a ordem pública, a mobilidade, a segurança e integridade dos manifestantes e a preservação do patrimônio público". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.