Urnas eletrônicas em caixas lacradas seguem para os locais de votação no Distrito Federal
Ascom/TRE-DF - 28.10.2022As 6.748 urnas eletrônicas que serão utilizadas em 610 locais de votação no Distrito Federal neste domingo (30) deixaram o Galpão de Transporte de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) nesta sexta-feira (28).
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Além dos equipamentos que serão utilizados pelos eleitores, um total excedente equivalente a 10% (cerca de outros 670) estão reservados para substituir aqueles que apresentarem defeito. As urnas foram transportadas dentro de caixas lacradas em 41 caminhões, que foram escoltados pela Polícia Militar.
Equipes da corporação permanecerão nos locais de votação para proteger as máquinas e, a partir das 8h de domingo, os militares também farão a segurança dos eleitores.
O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati; o corregedor regional eleitoral, desembargador Mario-Zam Belmiro e observadores eleitorais internacionais acompanharam o início da operação.
Uma empresa contratada por pregão eletrônico fez a distribuição dos equipamentos. "Os equipamentos são monitorados em tempo real pela Justiça Eleitoral e escoltados pela Polícia Militar com o apoio da Polícia Judicial. As urnas são recebidas nos locais de votação, geralmente, pelos diretores das escolas", afirmou Belinati.
De acordo com o desembargador Mario-Zam Belmiro, a expectativa é que o DF tenha "eleições limpas, seguras e transparentes". O trabalho faz parte do esquema de segurança para garantir a tranquilidade no 2º turno das eleições e conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e das forças de segurança do DF, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do TRE-DF.