Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Adversários não são inimigos', diz Moraes sobre violência política

Presidente do TSE lembrou o episódio recente em que o deputado estadual Douglas Garcia intimidou a jornalista Vera Magalhães

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Alexandre de Moraes em sessão no TSE nesta quinta-feira (15)
Alexandre de Moraes em sessão no TSE nesta quinta-feira (15) Alexandre de Moraes em sessão no TSE nesta quinta-feira (15)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, lamentou a escalada da violência política a poucos dias das eleições. "Lamentavelmente, estamos vendo acontecimentos de violência física e verbal. Tivemos a oportunidade de ver recentemente um deputado estadual agredir uma jornalista, o que está fora dos padrões de civilidade", comentou, na abertura da sessão de julgamentos do tribunal nesta quinta-feira (15).

O ministro se referiu ao episódio em que o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) foi flagrado intimidando a jornalista Vera Magalhães durante um debate na TV Cultura. Na quarta-feira (14), Moraes determinou à Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo que analise a conduta do parlamentar.

"Adversários não são inimigos, adversários devem se respeitar e jogar a regra do jogo, que no caso eleitoral é a legislação eleitoral e a Constituição. É um momento importante para que consigamos chegar ao dia 2 de outubro com serenidade e tranquilidade", completou.

O ministro também destacou a comemoração do Dia da Democracia, neste 15 de setembro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data tem o objetivo de reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Para marcar a data, o TSE lançou uma campanha que deve acontecer nos jogos entre Fluminense e Corinthians, nesta quinta (15), pela Copa do Brasil, e Flamengo e Fluminese, no domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.