Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022

Agentes da Justiça Eleitoral do RJ interrompem ‘cãominhada’ e apreendem boneco de Bolsonaro

A uma semana das eleições, fiscais suspenderam ato em Copacabana e confiscaram materiais de ambulante na zona oeste

Eleições 2022|Do R7


TRE-RJ faz ações para coibir propaganda irregular
TRE-RJ faz ações para coibir propaganda irregular

Vídeos que circulam nas redes sociais, neste domingo (23), mostram operações do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) para impedir manifestações políticas a uma semana do segundo turno das Eleições 2022. 

Os fiscais da Justiça Eleitoral interromperam uma “cãominhada” que estava marcada para ocorrer hoje de manhã na praia de Copacabana. O evento, que contaria com um carro de som, foi suspenso pouco antes de começar, o que irritou os participantes que aguardavam.

Na Barra da Tijuca, na zona oeste, um ambulante que vende bandeiras, camisetas e outros acessórios que remetem ao presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, teve materiais apreendidos pelos agentes. Até um boneco do postulante à reeleição foi confiscado (assista abaixo).

A Corte Eleitoral confirmou ao R7 que fez ações na zona sul e na zona oeste neste domingo (23). "Fiscais do TRE-RJ estiveram nos referidos locais neste domingo, em operação de rotina", diz comunicado enviado à reportagem.


O TRE-RJ conta com o apoio da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e do CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) para as operações para fiscalizar propaganda irregular. Essa medida tem o respaldo da Lei Federal 6.999/82, que dispõe sobre a requisição de servidores públicos pela Justiça Eleitoral.

Todos os membros das equipes de fiscalização podem ser identificados pelo uso de colete do TRE-RJ.


Em texto publicado no site do TRE-RJ, o Tribunal afirma que "juízas e juízes eleitorais possuem poder de polícia, o que os permite decretar medidas que busquem coibir a prática de propagandas ilícitas no âmbito eleitoral. Esse poder pode ser delegado para quem, a serviço do TRE-RJ, atue em atividades de fiscalização".

Veto a 'caominhada' no Rio gera críticas: 'Ditadura da toga'. Assista abaixo:

Ambulante que fica em frente à casa de Bolsonaro tem boneco apreendido pelo TRE:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.