Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que editará portarias para regulamentar construção de eólicas no Nordeste

Declaração foi dada pelo presidente e candidato à reeleição durante agenda no Recife (PE) nesta quinta-feira (13)

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição
Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição

O governo federal deve publicar em breve duas portarias que regulamentarão a construção de usinas eólicas na região Nordeste do país. A informação foi dada pelo presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), durante agenda em solo pernambucano nesta quinta-feira (13).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

"Teremos essa semana duas portarias regulamentando a construção de eólicas na costa do Nordeste, ou seja, o Nordeste, em pouco tempo, passará portar mais energia verde para o mundo todo, além de reindustrializar os nove estados", disse Bolsonaro no Recife (PE).

Leia mais: Votos válidos: Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, diz pesquisa

Publicidade

Neste ano, a energia eólica no Nordeste bateu novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 MW (megawatts), o equivalente a 123,2% da demanda na região. Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, e ainda sobram 23,2%. Por um minuto, naquele dia, a região tornou-se exportadora de energia eólica para o restante do país.

Já em fevereiro deste ano, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou que financiaria até R$ 655 milhões para a construção de sete das 14 usinas eólicas do Complexo Eólico Ventos de São Vítor, nos municípios do semiárido baiano de Xique-Xique, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia.

Juntas, elas terão capacidade instalada de 235 megawatts, ante 465 megawatts do complexo como um todo. A expectativa é que as usinas entrem em operação comercial plena até o fim de 2022, segundo o banco. O apoio do BNDES será concedido a sete SPEs (sociedades de propósitos específicos) controladas pela Essentia Energia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.