Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente, indica pesquisa

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, o atual presidente tem 44,1%, contra 47,6% do petista

Eleições 2022|Do R7

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputam o 2º turno
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputam o 2º turno O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputam o 2º turno

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados no segundo turno da disputa à Presidência da República. Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta quinta-feira (13), mostra que o presidente e candidato à reeleição tem 44,1% das intenções de voto, contra 47,6% do petista, no cenário estimulado, em que o nome dos entrevistados é apresentado aos eleitores. Brancos e nulos somam 4,8%, e não sabe/não respondeu, 3,6%.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

O instituto ouviu 2.020 pessoas entre os dias 8 e 12 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. O levantamento foi encomendado pelo Partido Progressistas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08438/2022.

Considerando os votos válidos (que excluem brancos e nulos), os dois seguem em empate técnico. Nesse cenário, Lula aparece com 51,9%, contra 48,1% de Bolsonaro.

Publicidade
Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados quando considerados os votos válidos
Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados quando considerados os votos válidos Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados quando considerados os votos válidos

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições, o instituto paranaense se destacou pelo alto índice de acertos a respeito dos resultados da disputa. Enquanto outros institutos apontavam uma diferença de mais de 10 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro e até uma eventual vitória do petista no primeiro turno, o Paraná Pesquisas afirmava que essa diferença não passava de 7 pontos.

A última pesquisa presidencial divulgada pelo instituto mostrava 47,1% dos votos válidos para o ex-presidente, contra 40% para o atual presidente. No dia da eleição, Lula ficou com 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.