Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro lidera intenções de voto em São Paulo, mostra pesquisa

Presidente tem 54,9% dos votos válidos, enquanto Lula tem 45,1% no estado que é o maior colégio eleitoral do Brasil

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Nova pesquisa aponta Bolsonaro à frente de Lula no estado de São Paulo
Nova pesquisa aponta Bolsonaro à frente de Lula no estado de São Paulo Nova pesquisa aponta Bolsonaro à frente de Lula no estado de São Paulo

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera em intenções de voto em São Paulo. Levando em consideração os dados da pesquisa estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos), o atual chefe do Executivo tem 54,9% dos votos válidos contra 45,1% do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados são do levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira (14). 

O levantamento ouviu 1.810 eleitores pessoalmente em 76 municípios paulistas entre 9 e 13 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-02544/2022.

Maior colégio eleitoral do Brasil

Na abordagem estimulada em números totais (em que não são descartados os votos brancos e nulos), Bolsonaro também lidera com folga em São Paulo, com 49,8% dos votos contra 40,9% de Lula. Nessa abordagem, 5,3% dos entrevistados disseram que vão anular o voto ou votar em branco e 4% não sabem ou não responderam. 

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil, com 34,6 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Com acréscimo de 1,1 milhão de eleitores em relação às eleições municipais de 2020, os paulistas representam 22,16% do eleitorado do país.

Dos entrevistados, 47,1% são homens e 52,9% mulheres. Além disso, 73,6% das pessoas ouvidas têm até o ensino médio e 26,4% concluíram o nível superior. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.