Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato ao Senado por MG, Bruno Miranda é contrário à privatização do metrô de BH

Durante sabatina, político defendeu reforma tributária e investimentos em tecnologia para o combate a queimadas

Eleições 2022|Pablo Nascimento, do R7

Bruno Miranda, de 42 anos, é natural de Belo Horizonte
Bruno Miranda, de 42 anos, é natural de Belo Horizonte Bruno Miranda, de 42 anos, é natural de Belo Horizonte

Bruno Miranda (PDT), candidato ao Senado por Minas Gerais, é contrário à privatização do metrô de Belo Horizonte. A declaração foi feita durante sabatina da Record TV Minas, na tarde desta quinta-feira (25), primeiro dia de greve geral do serviço após o TCU (Tribunal de Contas da União) dar aval à desestatização.

“Essa questão do metrô precisa ser discutida de forma mais profunda. Privatizar nunca resolveu problema de metrô e mobilidade urbana em nenhum lugar do mundo. Vamos ver os metrôs de várias partes do mundo, consolidados a 100 anos, não foi com a ausência de estado. Neste momento, sou frontalmente contra a privatização”, afirma.

Durante a entrevista, o postulante ao cargo foi questionado sobre a avaliação que tem a respeito da reforma tributária. Miranda disse estar alinhado com as propostas de Ciro Gomes, presidenciável pelo mesmo partido.

“Essa [reforma] talvez seja a mais necessária. O Ciro sempre fala da tributação de grandes fortunas. Não é classe média. É acima de R$ 20 milhões. Só na Estônia e no Brasil não tem esse tipo de tributação. Isso aumentaria nossa receita e daria condições para o Brasil fazer investimentos em áreas em que o país tem dificuldade. É um tema importante que precisa ser levado adiante, sobretudo, pelo próximo presidente da República. Qualquer que seja o presidente, se a reforma for boa, pode contar comigo caso eleito.”

Publicidade

O candidato também foi questionado sobre possíveis iniciativas, caso eleito, para reduzir a destruição ambiental no estado, diante uma perda de 40 mil hectares de mata nativa em 2021.

“São situações lamentáveis, sobretudo nesta época de seca. Essa situação não consegue ser enfrentada com êxito sem a presença da tecnologia. Como senador, podemos colocar emendas e recursos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para que essas áreas sejam mapeadas e rastreadas. Em primeiro foco, o bombeiro pode agir de forma célere e evitar problemas”, sugeriu.

Publicidade

Durante a sabatina, Bruno Miranda também:

• defendeu a mobilização de recursos em prol da construção do Rodoanel da Grande BH;

Publicidade

• criticou o atual modelo do Regime de Recuperação Fiscal prestes a ser adotado em Minas;

• defendeu mais investimentos do SUS nos hospitais públicos e no salário dos médicos;

• declarou-se contrário à mineração na Serra do Curral, na Grande BH;

• sugeriu o mapeamento de vendedores de cabos de cobre para reduzir furtos em aparatos públicos; e

• comprometeu-se, caso eleito, a aumentar os projetos voltados para crianças com deficiência.

Perfil

Natural da capital mineira, o político tem 42 anos e exerce seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Vereadores. Atual presidente do PDT-BH, ele também é cirurgião-dentista e professor de história.

Durante a carreira política como vereador, esteve à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em 2012, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em 2017. Dois anos depois, assumiu a Subsecretaria de Trabalho e Emprego.

Sabatinas

As sabatinas da Record TV Minas com os candidatos ao Senado acontecerão até a próxima segunda-feira (29). Foram chamados os postulantes de partidos com representatividade de ao menos cinco nomes no Congresso.

As entrevistas acontecem ao vivo, no Balanço Geral MG, a partir das 15h10. O programa também é transmitido pelo YouTube e pelo Facebook. Após o Balanço Geral MG, a conversa continua por mais dez minutos, apenas pela internet. Assista à íntegra da sabatina com Bruno Miranda no início desta reportagem.

Veja o calendário:

• Segunda-feira (22/8): Cleitinho Azevedo (PSC)

• Terça-feira (23/8): Marcelo Aro (PP)

• Quarta-feira (24/8): Pastor Altamiro Alves (PTB)

• Quinta-feira (25/8): Bruno Miranda (PDT)

• Sexta-feira (26/8): Sara Azevedo (PSOL)

• Segunda-feira (29/8): Alexandre Silveira (PSD)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.