Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Castro segue à frente de Freixo na disputa pelo Governo do RJ, diz pesquisa

Atual governador fluminense lidera diferentes cenários em relação ao candidato do PSB, inclusive em um eventual segundo turno

Eleições 2022|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Cláudio Castro e Marcelo Freixo, que disputam o Governo do Rio de Janeiro
Cláudio Castro e Marcelo Freixo, que disputam o Governo do Rio de Janeiro Cláudio Castro e Marcelo Freixo, que disputam o Governo do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), lidera as intenções de voto para o pleito deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (27) pela Real Time Big Data. Segundo a pesquisa, Castro aparece à frente em seis cenários distintos, dois deles em um eventual segundo turno.

A pesquisa da Real Time Big Data foi feita para a Record TV. Foram ouvidos 1.500 eleitores de todo o Rio de Janeiro entre 25 e 26 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-07420/2022.

Principal adversário de Castro, atual governador do estado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) chega a empatar tecnicamente em dois cenários, mas, na maioria das previsões, o parlamentar é o segundo colocado. Rodrigo Neves (PDT) é o terceiro na preferência do eleitorado fluminense.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Castro tem 30% das intenções de voto, enquanto Freixo tem 24%, configurando um empate técnico no limite da margem de erro. Veja os números:

Publicidade

Cláudio Castro (PL): 30%

Marcelo Freixo (PSB): 24%

Publicidade

Rodrigo Neves (PDT): 9%

Paulo Ganime (Novo), Coronel Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Felipe Santa Cruz (PSD): 1%

Publicidade

Eduardo Serra (PCB): 0%

Branco/nulo: 14%

Não sabe/não respondeu: 19%

Leia também

Considerando apenas os votos válidos desse cenário, a vantagem de Castro em relação a Freixo cresce, e a diferença é de 10 pontos percentuais. Veja os números:

Cláudio Castro (PL): 45%

Marcelo Freixo (PSB): 35%

Rodrigo Neves (PDT): 12%

Paulo Ganime (Novo), Coronel Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Felipe Santa Cruz (PSD): 2%

Eduardo Serra (PCB): 0%

No levantamento espontâneo, sem a apresentação de uma relação dos candidatos, Castro e Freixo estão tecnicamente empatados, mas o atual governador é o primeiro. Veja:

Cláudio Castro (PL): 15%

Marcelo Freixo (PSB): 12%

Rodrigo Neves (PDT): 3%

Anthony Garotinho (União Brasil): 2%

Outros: 1%

Branco/nulo: 15%

Não sabe/não respondeu: 52%

Segundo turno

A Real Time Big Data projetou três cenários de segundo turno. No primeiro, entre Castro e Freixo, o atual governador tem 40%, e o candidato do PSB, 31%. Votariam branco ou nulo 21% dos entrevistados, enquanto 8% não sabem ou não responderam.

Na segunda projeção, entre Castro e Neves, a diferença é de 15 pontos percentuais. O candidato do PL tem 42% das intenções de voto contra 27% do político do PDT. Brancos ou nulos são 23%, e 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No único cenário apresentado sem Castro, quem aparece em primeiro é Freixo. Ele tem 34% dos votos e Neves, 31%, configurando empate técnico. Brancos ou nulos são 24%, e 11% das pessoas ouvidas não sabem ou não responderam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.