Eleições 2022 Como prefeito de SP, Haddad prometeu 55,6 mil casas, mas entregou 14,9 mil

Como prefeito de SP, Haddad prometeu 55,6 mil casas, mas entregou 14,9 mil

Petista cumpriu 58% da meta do programa habitacional à frente da prefeitura de São Paulo, entre 2013 e 2016

  • Eleições 2022 | Do R7, em Brasília

Fernando Haddad

Fernando Haddad

PT/Divulgação

A gestão de Fernando Haddad (PT) à frente da prefeitura de São Paulo, entre 2013 e 2016, teve dificuldade para concluir as metas dos programas de habitação e urbanização das favelas. O petista, que atualmente é candidato ao governo do estado, comprometeu-se a entregar 55.627 casas, mas, ao fim dos quatro anos, entregou 14.951.

Outras 21.608 casas estavam em obras, e 19.068 tinham avançado apenas na fase do licenciamento. Na época, a prefeitura considerou que a meta havia sido cumprida em 58%.

O dado está em um balanço divulgado no Diário Oficial da cidade em 31 de dezembro de 2016. No geral, o ex-prefeito cumpriu 45 metas, e 26 foram superadas — ou seja, cumpridas acima de 100%. Outras 52 ficaram em andamento, sendo que dez foram cumpridas entre 75% e 100%; 27 estavam entre 50% e 75%; 11, entre 25% e 50%; e quatro promessas não foram cumpridas nem em 25%.

No caso do objetivo que pretendia garantir acesso à moradia, o governo do petista deu a justificativa de que a maior parte das unidades foi viabilizada, com a construção concluída ou com obras licenciadas. No entanto, o início das construções dependia de recursos federais do programa Minha Casa Minha Vida. Na época, o governo federal chegou a suspender os contratos das unidades licenciadas, especialmente as que atendiam à faixa de renda 1, de beneficiários com renda menor.

Leia também: 85% das promessas de Haddad para a saúde não foram concluídas

A meta de urbanização das favelas também não foi totalmente concluída. O governo pretendia atender 70 mil famílias com abertura de vias, implantação de sistema de drenagem, canalização de córregos, remoção de imóveis em situação de risco, abastacimento de água e coletoras de esgoto e criação de áreas de lazer. 

O programa, contudo, concluiu menos da metade do que o governo previa. As obras chegaram efetivamente a 14.114 famílias. Outras 46.380 famílias seriam beneficiadas com obras em andamento. A prefeitura não explicou o motivo de a meta não ter sido cumprida na época.

O R7 pediu uma manifestação do candidato sobre os planos não cumpridos, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto para manifestação.

Últimas