Deputado que teve assessor preso com dinheiro na cueca fica ao lado de Lula em discurso
José Guimarães, que se livrou de uma denúncia de corrupção, ocupou a liderança do governo na Câmara no governo Dilma
Eleições 2022|Do R7, em Brasília
O deputado federal José Guimarãeas chamou a atenção de quem assistia ao discurso de vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo (30). O parlamentar é conhecido no mundo político e recentemente se livrou de uma denúncia de corrupção em um dos escândalos dos governos petistas.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Guimarães é deputado federal desde 2007 e chegou a ocupar a vaga de líder de governo na Câmara durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2005, ficou no centro do esquema de corrupção do mensalão, depois que o chefe de gabinete dele, José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100 mil dólares escondidos na cueca.
De acordo com as investigações, José Adalberto foi detido quando tentava pegar um voo com destino a Fortaleza, no Ceará. Além disso, outros 209 mil dólares em espécie foram encontrados em uma mala de mão que ele carregava. O flagrante levou José Genoino, irmão de Guimarães, a deixar a presidência do PT.
Leia também
Em denúncia realizada à Justiça, o Ministério Público Federal afirmou que o dinheiro tinha origem em uma propina ligada a contratos do consórcio entre o Sistema de Transmissão do Nordeste e o Banco do Nordeste. No entanto, o caso prescreveu no ano passado, sem que ficasse comprovada a culpa de José Guimarães no caso.
Guimarães também foi inocentado pelo Superior Tribunal de Justiça, em 2012. O caso chegou a tramitar no Supremo Tribunal Federal, mas foi enviado à Justiça Federal do Ceará pelo ministro Luís Roberto Barroso.