Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

DF terá mais ônibus nas ruas neste domingo (2), 1º turno das eleições

Governo do DF é obrigado, por lei, a garantir transporte público para os eleitores saírem para votar

Eleições 2022|Luiz Calcagno e Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Linhas de ônibus rodarão no horário de sábado neste domingo
Linhas de ônibus rodarão no horário de sábado neste domingo Linhas de ônibus rodarão no horário de sábado neste domingo

O transporte público no Distrito Federal circula com o horário da tabela de sábado neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições. Isso ocorre para garantir o transporte dos eleitores até as respectivas zonas eleitorais. O Governo do DF é obrigado, por lei, a garantir mobilidade para a população em dia de votação. O Metrô-DF também vai funcionar, mas com o horário normal de domingo — de 7h às 19h. 

VEJA COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

O funcionamento especial dos ônibus pretende garantir mobilidade para 2,2 milhões de eleitores se deslocarem aos 610 locais de votação da capital federal. A Secretaria de Mobilidade informou também que adotará o mesmo esquema em caso de segundo turno, em 30 de outubro.

Os horários cobrem o funcionamento das sessões eleitorais, que abrem às 8h e funcionam até às 17h. Mas a disponibilidade de transporte não se estenderá às linhas semiurbanas, que ligam o DF a municípios do Entorno. Nesse caso, de acordo com a pasta, a frota ganhará reforço somente se a demanda dos terminais superar a capacidade ofertada.

Publicidade

Leia também

Quem precisar de pegar ônibus neste domingo, poderá consultar os horários no site DF no Ponto.

Cuidado com a carona

De acordo com a Lei Federal 6.091/1974, somente veículos a serviço da Justiça Eleitoral ou coletivos de linhas regulares podem transportar passageiros. As exceções são para o serviço transporte de veículo privado sem fins eleitorais, como táxi e serviço de aplicativo, ou "de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família".

Publicidade

A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.669/2021 vai na mesma linha. De acordo com a norma editada pela corte eleitoral, "é vedado às candidatas e aos candidatos, aos órgãos partidários, às federações de partidos, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte ou refeições a eleitoras ou eleitores no dia da eleição".

Veja que tipo de transporte será permitido neste domingo segundo o TSE:

Publicidade

- Veículos a serviço da Justiça eleitoral;

- Coletivos de linhas regulares e não fretados;

- Veículos de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família;

- E serviço de transporte público ou privado como táxi, aplicativos de transporte e assemelhados.

Local de votação

O DF tem 610 escolas e faculdades que funcionarão como locais de votação em toda a região. Antes de sair de casa, o eleitor precisa checar se houve alguma alteração no endereço. A conferência pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), na sessão de autoatendimento do eleitor, ou pelo aplicativo e-Título.

Para votar, os eleitores precisam apresentar um documento de identificação com foto. Mesários aceitarão o e-Título, a carteira de identidade (RG), a identidade social, a carteira de categoria profissional reconhecida por lei, o passaporte, o certificado de reservista, a carteira de trabalho e a carteira de habilitação (CNH).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.