Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, indica pesquisa

Levantamento da FSB mostra o ex-presidente Lula com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35% 

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, mostra pesquisa divulgada nesta segunda (12)
Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, mostra pesquisa divulgada nesta segunda (12) Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, mostra pesquisa divulgada nesta segunda (12)

Pesquisa divulgada pelo Instituto FSB nesta segunda-feira (12) mostra que a diferença entre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu para seis pontos tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. 

De acordo com o cenário estimulado (onde são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado), Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35%. Ciro Gomes (PDT) tem 9%, e Simone Tebet (MDB), 7%, estando, portanto, em empate técnico, levando em consideração a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos), Lula tem 39%, e Bolsonaro, 33%. Ciro Gomes tem 6%, e Simone Tebet, 5%. 

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone, entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo Banco BTG Pactual e registrada no TSE sob o número BR-06321/2022.

Publicidade

O levantamento mostra que Jair Bolsonaro cresceu um ponto em relação à última pesquisa, de 5 de setembro. No mesmo período, Lula perdeu um ponto percentual. A pesquisa revela ainda que 81% das pessoas ouvidas já definiram o voto para o primeiro turno e não cogitam mudá-lo; já 17% dos eleitores ainda podem mudar de ideia e 2% não sabem ou não responderam. 

Dos 17% que podem mudar o voto, 20% têm Ciro Gomes como segundo nome de preferência, 16% podem votar em Lula, e 15%, em Bolsonaro. Simone Tebet aparece como segunda opção para 14% dos eleitores. A pesquisa mostra também que, entre as pessoas ouvidas, 96% pretendem votar nestas eleições. 

Ainda de acordo com o levantamento, 66% das pessoas disseram ter interesse nas eleições. Nesse grupo, 36% afirmam estar muito interessadas, 30% interessadas, 13% mais ou menos interessadas, enquanto 10% pouco interessadas e 8% nada interessadas. Três por cento dos eleitores disseram que não sabem ou não responderam. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.