Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleitores brasileiros enfrentam filas para votar em Portugal e na Itália

Imagens divulgadas pelo TRE-DF mostram os brasileiros aguardando para votar em Porto e em Milão

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Eleitores fazem fila para votar no segundo turno da eleição na cidade de Porto, em Portugal
Eleitores fazem fila para votar no segundo turno da eleição na cidade de Porto, em Portugal Eleitores fazem fila para votar no segundo turno da eleição na cidade de Porto, em Portugal

Brasileiros estão votando em Porto, em Portugal, e em Milão, na Itália, desde às 6h30 deste domingo (30), horário de Brasília. Segundo imagens divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), as eleições brasileiras nos respectivos países ocorre com tranquilidade, mas há fila nas cidades nos dois países.

O TRE-DF anunciou, às 3h de Brasília, o fim da votação na Austrália, que teve 22 seções eleitorais. Brasileiros votaram, no país, nas cidades de Camberra, Sydney, Melbourne, Perth e Brisbane. “A chefe da Zona Eleitoral do Exterior, Juliana Bandeira, informou que a votação fluiu com tranquilidade”, informou o tribunal, por nota.

Leia também

Pouco antes, à 1h de Brasília, o TRE-DF divulgou informações sobre o fim das votações em Wellington, capital da Nova Zelândia. Funcionários do Itamaraty imprimiram a zerésima no país às 15h, e a votação começou às 16h. De acordo com Juliana Bandeira, “o fluxo da votação transcorreu com tranquilidade, sem filas”.

Na Nova Zelândia, uma das urnas eletrônicas apresentou problemas e não funcionou. O problema ocorreu antes do início da votação. Os funcionários substituíram o equipamento por uma urna de lona. As votações também já terminaram no Japão e na Coreia do Sul.

De acordo com o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, Amsterdam, na Holanda, também apresentou filas, e uma mesária foi afastada em Istambul, na Turquia. "Foi necessário o afastamento de mesária em Istambul que instruiu de forma equivocada uma eleitora com deficiência auditiva. A mesária foi afastada e a ocorrência anotada em ata", afirmou Belinati.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.